O ex-jogador de vôlei André Felippe Falbo Ferreira, o Pampa, 59 anos, morreu nesta sexta-feira. A causa da morte foram complicações pulmonares causadas por reação à quimioterapia. Ele foi medalhista de ouro com o Brasil nas Olimpíadas de 1992 e estava internado desde abril em São Paulo.

Continua depois da publicidade

Leia mais notícias do Esporte no NSC Total

Clique aqui para entrar na comunidade do NSC Total Esporte no WhatsApp

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

Pampa estava, desde o começo do ano, realizando um tratamento contra o Linfoma de Hodgkin (câncer do sistema linfático). Em 13 de março, ele foi internado por causa de complicações respiratórias que teve em função de uma reação à quimioterapia, e foi entubado três dias depois.

Continua depois da publicidade

Como estão os jogadores de vôlei medalhistas de ouro em Barcelona 1992

Pampa nasceu em Recife (PE), e disputou sua primeira olimpíada pela seleção em Seul, em 1988, conseguindo um quarto lugar. Quatro anos depois, o ouro foi conquistado em Barcelona 1992, em uma campanha histórica. Depois que parou de jogar se dedicou à vida pública.

Os jogadores da seleção brasileira masculina de vôlei que ganharam a medalha de ouro na Olimpíadas de Barcelona, em 1992, fizeram história. Foi a primeira vez que o Brasil conquistou um ouro em esportes coletivos. 

Como estão os principais jogadores da Seleção Brasileira Masculina de Vôlei medalhista de ouro em 1992

Como surgiu o apelido Pampa?

Pampa passou por vários clubes no Brasil, jogando pelo Palmeiras e também pelo Suzano. No exterior, defendeu o Lazio e o Napoli na Itália, e chegou a jogar no Japão. Foi a força da sua cortada em quadra que lhe rendeu o apelido pelo qual ficou famoso.

Continua depois da publicidade

No início da carreira, em Recife, Pampa cortava tão forte que a jogada era comparada ao coice de um cavalo pampa, raça famosa por sua força. Depois que se aposentou das quadras, na vida pública, chegou a trabalhar no Ministério dos Esportes entre 2000 e 2002, e também foi secretário de esportes em cidades como Suzano (SP) e Campos (RJ).

Leia também

Como estão os jogadores do Tetra da Seleção Brasileira, 30 anos depois

*Pablo Brito é estagiário sob supervisão de Diogo Maçaneiro