Por conta de uma pancada na cabeça, o goleiro Marcos Antônio Ronconi, o primeiro da escalação do Joinville na final do Campeonato Catarinense de 2000, foi o último a saber que havia sido campeão. Mas, no ano seguinte, o destino lhe deu outra chance, para então se consagrar como “São Marcão” na conquista do bicampeonato estadual. Ex-goleiro e ídolo do JEC, Marcão morreu aos 51 anos, nesta terça-feira (13), vítima de um câncer no pâncreas. Nesta matéria, o NSC Total relembra, como forma de homenagem, as duas conquistas que marcaram o nome do ex-atleta na história do clube.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O ano que marcou a virada para o novo milênio também marcou uma nova geração de ídolos para o Joinville. Em 2000, o JEC enfrentou o Marcílio Dias na final do Catarinense, no Ernesto Schlemm Sobrinho. 

Veja fotos do Marcão, ídolo do JEC

Continua depois da publicidade

Marcão era um dos nomes de um time formado por pratas da casa. Porém, por volta do minuto 30, uma pancada na cabeça o deixou desacordado sobre a grama depois de uma trombada com um atacante adversário. O camisa 1 precisou ir ao hospital de ambulância e só foi saber que era campeão quando os médicos o informaram, relatou o A Notícia na época.

Siga as notícias do NSC Total pelo Google Notícias

No ano seguinte, em 2001, o Joinville chegou à final novamente, para duelar contra o Criciúma. Depois de vencer por 3 a 0 o primeiro jogo no Ernestão, o Tricolor foi até o  Estádio Heriberto Hülse para o jogo de volta e bateu o Tigre por 2 a 0.

“Não sei se em 2001 foi o melhor campeonato que fiz, mas, com certeza, a final contra o Criciúma foi o melhor jogo que fiz com a camisa do JEC. Se eu falar que fiz, no mínimo, 15 defesas no jogo, eu não vou estar mentindo”, contou Marcão, em 2014, ao A Notícia.

Após o bicampeonato estadual, o goleiro até ganhou um apelido inspirado em outro herói do futebol daquela época. Se o Palmeiras tinha o São Marcos, o Joinville tinha orgulho de ter o São Marcão.

Continua depois da publicidade

Ex-goleiro Marcão morreu aos 51 anos

Morreu o ex-goleiro e ídolo do JEC Marcos Antônio Ronconi, mais conhecido como Marcão, aos 51 anos, nesta terça-feira (13), em Joinville. O ex-atleta foi vítima de um câncer no pâncreas.

Ex-goleiro do JEC lamenta morte de Marcão, ídolo do clube: “Vai ficar na memória”

O velório de Marcão vai acontecer na Arena Joinville, a partir das 15h30min desta terça-feira, no hall de entrada do estádio. A cerimônia será aberta aos torcedores e amigos, conforme informou o JEC. 

*Sob supervisão de Leandro Ferreira

Leia também

Técnico de SC recorda início de atletas destaques da Seleção Brasileira na final das Olímpiadas

VÍDEO: Documentário revela como foi a escolha do presidente mais vitorioso da história do JEC

JEC Futsal anuncia retorno do artilheiro Dieguinho; veja provável data de reestreia