A apenas 40 minutos de Florianópolis, um refúgio: campo, gado, galinhas, casa de madeira, cenário típico de interior. Em silêncio, dá para ouvir apenas o cantar dos passarinhos. Até que o ronco dos motores toma conta do ambiente. É com esse pano de fundo que, desde o ano passado, a equipe catarinense Yamaha Grupo Geração Monster Energy treina para provas de Motocross e Supercross.
Continua depois da publicidade
Três pistas se desenham em meio a essa atmosfera bucólica e são pelo menos seis atletas fazendo barulho com suas motos por lá diariamente. A equipe é legítima de Santa Catarina, criada pelo manezinho Sandro Garcia, mas o sotaque que mais se houve no centro de treinamentos é o espanhol. Isso porque o grande destaque das últimas temporadas veio de Sevilha para se tornar o piloto a ser batido nas pistas brasileiras.
Conheça uma das pistas do centro de treinamentos da equipe:
Carlos Campano, 29 anos, campeão mundial na categoria MX3 em 2010, não pensou duas vezes ao ser convidado para deixar seu país de origem e se aventurar em território brasileiro. O namoro começou em 2009, primeira vez que correu no Brasil, na etapa de Canelinha (SC) do Mundial de Motocross. Na principal categoria, a MX1 (atual MXGP), alcançou um dos melhores resultados da carreira, o sexto lugar. No mesmo ano, foi campeão espanhol também nas motos de 450cc.
Continua depois da publicidade
– Em 2011, vim disputar mais uma etapa do Mundial no interior de São Paulo, e como corria pela Yamaha na Espanha, mas não conseguiria trazer minhas motos para cá, a equipe Geração preparou todo o equipamento para eu usar. Foi aí que recebi o convite para mudar para cá.
O espanhol participou de três provas no fim daquela temporada para experimentar a realidade das competições brasileiras. Venceu as três e tomou gosto. No começo de 2012, mudou definitivamente para cá e se estabeleceu em São José com a esposa. Meses depois, trouxe também o irmão, que o assessora.
– Aqui é muito bom, a cidade é tranquila, tem belas praias. Tem tudo o que você precisa, mas não é aquela confusão de cidade grande. Parece Sevilha.
Continua depois da publicidade
A parceria deu frutos imediatos. Em 2012, Campano venceu tudo o que poderia no Brasil, foi campeão do Arena Cross e do Brasileiro de Motocross de MX1, quebrando uma hegemonia de anos da equipe Honda. Em 2013, sofreu com lesões e terminou vice-campeão. Neste ano, parecia que a história se repetiria. Líder isolado das duas competições, caiu durante um treino e quebrou o pé.
– Na pista, são muitas motos, muitas curvas, saltos, os pilotos muito próximos. É quase impossível passar um ano sem nenhum machucado.
Perdeu duas etapas e, de favorito, virou zebra, 33 pontos abaixo do topo. Não dependia apenas de si, mas dos resultados desfavoráveis dos rivais. Mais uma vez impressionando a plateia brasileira, venceu três etapas seguidas, contou com a ajudinha dos adversários e, neste domingo, sai na frente para conquistar o bicampeonato brasileiro. A torcida, ele já conquistou.
Continua depois da publicidade
– Chego com uma vantagem pequena para o segundo colocado, mas estou bem confiante. A torcida me recebeu muito bem, nem parece que não sou daqui.
Confira a programação completa do fim de semana:
SÁBADO
TREINOS LIVRES
08:00 às 08:20 – MX4
08:30 às 08:50 – 230cc
09:00 às 09:30 – MX1
09:40 às 10:10 – MX2
10:20 às 10:40 – MXF
TREINOS CRONOMETRADOS
10:50 às 11:10 – MX4
11:20 às 11:40 – 230cc
13:00 às 13:30 – MX1
13:40 às 14:10 – MX2
14:20 às 14:40 – MXF
PROVAS
15:20 – 15min + 2 voltas – MX4
16:00 – 15min + 2 voltas – 230cc
16:30 *PÓDIO DAS CATEGORIAS: MX4 e 230cc
DOMINGO
WARM UP
09:00 às 09:15 MX2
09:25 às 09:40 MX1
09:50 às 10:05 MXF
PROVAS
11:40 – MX2/ 1ª Bateria – 30min. + 2 voltas
12:40 – MX1 1ª Bateria – 30 min. + 2voltas
13:30 – MXF – 15 min. + 2 voltas
14:10 – CERIMONIAL
14:50 – MX2/ 2ª Bateria – 30min. + 2 voltas
16:00 – MX1/ 2ª Bateria – 30min. + 2 voltas