O skatista paulista Rony Gomes está em Florianópolis para se aventurar no Campeonato Mundial de Bowl, que acontece no Red Bull Skate Generation, a partir de sexta-feira, 4 de abril. Além da etapa do circuito mundial de bowl, o evento que acontece no quintal da casa de Pedro Barros – reúne amadores, profissionais e lendas para uma grande festa, com um sistema integrado de disputa.

Continua depois da publicidade

Ao todo, serão 21 atletas divididos nas categorias Amador, Master, Profissional e Legends. Amadores e masters competem na sexta-feira. No sábado, é a vez dos profissionais – que é válida pelo mundial – e os ?legends? entrarem na pista. Os seis melhores em cada categoria avançam para a final no domingo e serão divididos em seis equipes.

Atual campeão mundial e brasileiro de skate vertical, Rony participou da primeira etapa do mundial de bowl em Madureira, no Rio de Janeiro, no começo do ano, e quer novamente se juntar aos amigos e se divertir andando muito de skate.

– Não sou do bowl. Venho treinando quando tenho oportunidade, evoluí algumas manobras, mas a falta de um lugar legal pra andar em São Paulo dificulta muito – disse o skatista de 22 anos.

Continua depois da publicidade

A carreira

Ronaldo Gomes da Silva Filho nasceu em São Paulo no dia 27 de dezembro de 1991. Cresceu no tradicional bairro da Mooca, na zona leste da capital paulista, e nem sequer pensava em ser skatista. Como grande parte dos meninos brasileiros, Rony sempre gostou de praticar esportes, em especial o futebol.

Essa paixão pelo futebol acabou por ser realizada depois que, já como skatista, assinou um contrato com o Corinthians, o time do coração, e passou a integrar a equipe de atletas profissionais do clube paulista.

O skate entrou na vida de Rony ainda na infância, quando tinha nove anos e os amigos do bairro começaram a se aventurar na pranchinha sobre rodas. O então garoto começou a pedir um skate de presente para o pai e passou a andar pelas pistas da cidade, sempre acompanhado de seus amigos. O esporte evoluiu e Rony pegou uma carona ao disputar campeonatos amadores e conquistar os títulos brasileiro em 2008 e o mundial em 2009.

Continua depois da publicidade

Rony se profissionalizou em 2010, quando tinha 18 anos e ainda era mais conhecido como “Bóbinho”, pela semelhança física com Bob Burnquist, um dos maiores skatistas da história do esporte. Logo na primeira temporada como profissional, Rony conquistou o segundo lugar no Rome World Cup e também o segundo lugar no Pro Rad, e assim começou a mostrar a sua própria identidade, deixando de lado as comparações com o Bob.

Mais resultados vieram e Rony passou a ser considerado um dos grandes nomes da nova geração do skate nacional. O ano de 2013 não sairá mais da cabeça do jovem skatista. Depois de participar de todos os X Games da temporada, Rony fechou o ano com uma excelente notícia. Foi declarado campeão do mundo no skate vertical, entrando para o a lista de brasileiros que conseguiram esse grande feito.

Em dezembro de 2013, o skatista também conquistou o título da Copa Brasil de Skate Vertical, fechando o ano como campeão nacional e líder do ranking da Confederação Brasileira de Skate (CBSk).

Continua depois da publicidade

Destaques na carreira:

Campeão brasileiro (2008)

Campeão Mundial Amador (2009)

Campeão Mundial Skate Vertical (2013)

Campeão Copa Brasil Skate Vertical (2013)

Além de Rony e o anfitrião Pedro Barros, o evento ainda recebe nomes como Sandro Dias “Mineirinho” e os americanos Rune Glifberg, Omar Hassan e Alex Sorgente. O site www.redbull.com.br/skategeneration transmite a final no domingo, a partir das 15h.

MegaRampa

Neste domingo (6), o Esporte Espetacular (TV Globo) transmite a primeira etapa do Mundial de MegaRampa, realizado na cidade de Vista, na Califórnia (EUA). A competição aconteceu no quintal da casa do brasileiro Bob Burnquist e contou com a presença de Rony e outros atletas de destaque na modalidade. O skatista Rony Gomes é patrocinado por TNT, BDO, Oakley, Kanui, Norton, Santa Cruz Skateboards, Type-S e Corinthians na temporada 2014.