Além de Fernandes, Abel Ribeiro também foi campeão em 1999. Na última decisão entre Avaí e Figueirense Abel era o técnico do Alvinegro. Hoje ele trabalha como auxiliar de Branco. Depois de 13 anos ele está novamente na final do Estadual, porém ele evita fazer comparações entre as duas.

Continua depois da publicidade

– São épocas diferente e equipes diferentes – explicou.

Se Abel Ribeiro não quer comparar as equipes um coisa ele garante que permanece igual, é o nervosismo antes de uma grande decisão.

– Nervosismos é o de sempre, principalmente se tratando de um clássico, mais ainda uma decisão em que as duas equipes estão empatas em números de títulos. Temos um nervosismos, mas nada que atrapalhe o trabalho – disse o auxiliar.

Continua depois da publicidade

Homem de frases curtas, Abel espera poder repetir o sucesso de 99, isso porque para ele foi o título daquele ano que alavancou o Figueirense, e ajudou o clube a chegar na primeira divisão.

– Eu acho que representou a mudança da estrutura, eu que tinha participado do inicio do projeto em 98 percebo isso. E o projeto era em cinco anos chegar na Série A, porém o Figueirense conseguiu isso em apenas três. Então, o título foi importante para isso – concluiu.