Uma campanha para incentivar os joinvilenses e moradores da região a viajar pelo Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola foi lançada na manhã desta quarta-feira (8) no terminal de passageiros. Mais tempo, conforto e segurança são os motes da campanha denominada "Voe por Joinville".

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Várias entidades integram a ação, que tem caráter comunitário e é voltada para moradores, empresários, executivos, classe política, sociedade civil organizada e entidades. Segundo o diretor de serviços e jurídico da Infraero, Gilvandro Araújo Vasconcellos, o terminal joinvilense hoje tem uma média anual de 500 mil passageiros, mas a capacidade do aeroporto é de 1,3 milhão.

— O aeroporto de Joinville tem toda a condição de chegar ao que se vislumbra. Uma estrutura com essas condições não pode ficar ociosa, então é importante que as pessoas voem por aqui — defendeu.

O superintendente do aeroporto, Rones Rubens Heidemann, mostrou que hoje existe um dilema de que não se tem mais voos por falta de passageiros e não se tem mais passageiros pela falta de voos. Atualmente, três empresas oferecem uma média de oito voos diários para dois destinos: Campinas e São Paulo.

— Se nós tivéssemos 1 milhão de passageiros por ano, seria possível ampliar o número de voos diários para algo em torno de 16 a 20 — relatou.

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Fachada do aeroporto de Joinville
Fachada do aeroporto de Joinville (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Enquanto isso, um estudo da Infraero divulgado durante o lançamento da campanha mostrou que os aeroportos vizinhos contam com mais opções de destinos e quantidade de voos, além de melhores e mais rápidas conexões, confiabilidade e até melhores preços devido à maior oferta. Também foram mostrados dados de que Joinville tem uma média de 0,85 voos por habitante. Outas cidades de porte semelhante têm dados superiores, como Londrina (1,83) e Maringá (1,73).

Entre os motivos da evasão do passageiros de Joinville para os terminais vizinhos estão os horários ruins de voos, com as primeiras saídas muito tarde com destino a São Paulo e última decolagem de retorno para Joinville muito cedo.

Com o lançamento do "Voe por Joinville", a campanha passa a ter vídeo institucional para uso em TVs e redes sociais. Spots em rádios, outdoors e também conversas formais com autoridades do setor de aviação nacional. A ideia é também contar com a adesão de grandes empresas que investem alto na aquisição de passagens aéreas por outros terminais, como Curitiba ou Navegantes.

Entre os apoiadores da campanha estão a Acij, Acomac, Ajorpeme, CDL, Prefeitura de Joinville, Infraero, Amunesc, Câmara de Vereadores, Joinville e Região Convention & Visitors Bureau, Sindicado de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares, OAB, Facisc e Abav.

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Evento de lançamento da campanha
Evento de lançamento da campanha (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Entidades pedem participação da comunidade

O diretor-executivo da Associação Empresarial de Joinville (Acij), Marcos Krelling, esteve no lançamento da campanha e qualificou como um momento simbólico importante. Ele relembrou que durante os últimos anos foram realizadas uma série de melhorias para equipar o aeroporto e defendeu a necessidade de empresários e comunidade em geral abraçarem essa campanha.

— Entendemos que nós, enquanto empresas, precisamos do nosso aeroporto não só para o deslocamento de pessoas como também para recebimento e expedição de cargas. Então, é importante que os empresários e a comunidade em geral passem a usar mais o aeroporto de Joinville — salientou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), José Manoel Ramos, avaliou a campanha como de extrema importância para o Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Segundo ele, o terminal é um dos mais modernos do Brasil, com segurança e conforto para os passageiros, o que precisa ser prestigiado pela comunidade.

— Nós precisamos que os joinvilenses prestigiem. Às vezes, há uma diferença de preço por causa da baixa preferência que o pessoal têm dado ao aeroporto.

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Vendedora Natany Bernardes aguarda avião
Vendedora Natany Bernardes aguarda avião (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Passageira defende mais voos e rotas

A vendedora Natany Bernardes, 31 anos, é uma das pessoas que dá preferência ao aeroporto de Joinville na hora de escolher o voo. Ela viaja pelo menos uma vez a cada três meses e prefere pagar um pouco a mais no bilhete aéreo do que se deslocar até outra cidade para conseguir embarcar.

— Eu não vejo uma diferença muito grande entre os preços daqui e de Curitiba ou Navegantes, por exemplo. Às vezes, esse pouquinho compensa mais do que ir de carro e pagar estacionamento em outra cidade — explicou.

O único problema que ela aponta é a quantidade reduzida de voos. Nesta quarta-feira, Natany viajou para Porto Alegre, mas antes teve de fazer uma conexão em São Paulo porque não havia um rota direta para o Rio Grande do Sul com saída de Joinville.

— Todo mundo que usa aqui precisa fazer conexões se for para qualquer outra cidade que não seja São Paulo ou Campinas. Com certeza se tivesse mais opções de voos e de rotas aumentaria o fluxo de passageiros — opinou.

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Movimentação de aviões no aeroporto de Joinville
Movimentação de aviões no aeroporto de Joinville (Foto: Salmo Duarte, A Notícia)

Investimentos de R$ 120 milhões nos últimos anos

O secretário de Planejamento Urbano e Desenvolvimento Sustentável, Danilo Conti, apresentou as melhorias que já foram feitas ao longo dos últimos anos para melhorar as condições do aeroporto de Joinville. Desde 2014, foram realizadas intervenções em torno de R$ 120 milhões para oferecer mais conforto aos passageiros e segurança para as aeronaves pousarem e decolarem na cidade.

Entre os investimentos, está a instalação do sistema chamado de Instrument Landing System (ILS), que permite aproximação a partir de 60 metros de altura e contato visual com a pista a partir de 550 metros. No primeiro ano de funcionamento, somente um voo foi cancelado por falta de visibilidade. A média de tempo que o aeroporto ficava fechado por cancelamentos de voos antes do ILS era de 20 horas, passando para 7h14 após a instalação.

O aeroporto também recebeu equipamentos que facilitam a aproximação e o pouso em situações climáticas adversas (RNP-AR). Ocorreu também a integração das salas de embarque e desembarque às aeronaves, conhecida como sistema ELO ou fingers terrestres. O local ainda ganhou obras de drenagem na pista, e o acesso ao Aeroporto Lauro Carneiro de Loyola foi duplicado.