Um jardim de leitura e salas temáticas de Ciências, Matemática e Inglês onde os alunos é que mudam de ambiente, e não os professores. Estes são apenas alguns exemplos de iniciativas adotadas com sucesso em escolas públicas catarinenses, que conseguiram envolver alunos, pais, professores e a comunidade, transformando a realidade dos estudantes. Mas a falta de recursos pode ser um empecilho para que boas ideias sejam implantadas nas instituições.
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Para ajudar a colocar em prática iniciativas como estas, é lançada hoje a campanha Vestindo a Educação, com o objetivo de viabilizar projetos comunitários, ações de baixo orçamento nas escolas públicas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Foto: Marco Favero
Sala de Ciências foi financiada pela comunidade em Florianópolis
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– A medida do sucesso de uma campanha de mobilização é o quanto a comunidade se engaja. Queremos estimular a participação da comunidade e daquelas pessoas que têm pequenos projetos e ações. Nós vemos o quanto é decisivo para a escola ter um ambiente sadio e que motive as crianças a aprender – afirma Lucia Ritzel, gerente-executiva da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.
Um exemplo de como pequenas ações podem mudar a realidade dos estudantes está na Escola Básica Municipal Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha, em Florianópolis. Uma alternativa às salas de aula tradicionais, outros espaços ganharam visual novo e permitiram uma dinâmica de ensino diferente. Não é o professor que vai até a turma, mas os alunos que se deslocam para as chamadas Salas Temáticas. Na de Ciências, a estante de livros, réplicas de esqueletos e bonecos com partes do corpo para montar tornam o aprendizado mais lúdico.
O armário foi reformado pela própria turma. E os aparelhos de ar-condicionado, comprados com dinheiro de ações entre amigos, também fazem diferença segundo a professora Patricia Speranza.
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– O envolvimento é muito grande. Organizamos oficinas de acordo com as necessidades e queremos que as boas ideias se multipliquem – diz.
O objetivo da campanha Vestindo a Educação é dar um apoio financeiro para que as boas ideias possam ser implantadas. A ação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, em parceria com a Lojas Gang e a CWI Software.
Cultura e sustentabilidade
Na Escola Municipal Ada Sant?anna Silveira, no bairro Paranaguamirim, em Joinville, os estudantes têm a oportunidade de fazer rodas de leituras ao ar livre no Jardim Harmonizado. O espaço, construído no ano passado com a ajuda dos próprios estudantes, tem bancos que formam um círculo e é rodeado por árvores, que dão sombra e deixam o ar fresco.
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Foto: Salmo Duarte
O Jardim Harmonizado para a leitura, em Joinville, é cultivado por alunos
– Os próprios alunos pedem para ter aulas no jardim. Como eles ajudaram a construir, também cuidam do ambiente – destaca a diretora, Silvia Soares Nunes.
O jardim é um dos eixos do projeto de sustentabilidade iniciado em 2009. O trabalho, que foi desenvolvido com baixo custo para a escola, tem o objetivo de aproximar as crianças do contato com a natureza e de criar a cultura da sustentabilidade. Todo o material usado para a elaboração do jardim veio de doações da comunidade.
– Nós plantamos as árvores. As mudas foram compradas com o dinheiro doado pelos próprios pais, assim como os bancos. Nós também ganhamos a tinta para pintar o espaço – relata a diretora.
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FIQUE POR DENTRO
É possível participar de três diferentes formas da campanha Vestindo a Educação. Acesse o site www.monstrinhosrbs.com.br/vestindoaeducacao e siga os passos:
1. Inscreva o seu projeto: preencha o formulário, anexe uma foto e escreva uma frase de até 140 caracteres que resuma o trabalho. Cada pessoa física poderá inscrever somente um projeto por instituição.
2. Vote no seu projeto preferido: você pode votar quantas vezes quiser.
3. Compre a camiseta da campanha: quanto mais camisetas forem vendidas, mais projetos poderão receber o dinheiro. O estoque é limitado. O valor é R$ 25 para cada camiseta. Há duas opções: do Bicho-Papão e do Boi da Cara Preta
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PODERÃO CONCORRER
Projetos de instituições públicas relacionados aos seguintes temas:
* Incentivo à leitura
* Melhoria do ambiente escolar
* Melhoria da gestão escolar
* Engajamento dos pais na vida escolar do aluno
* Os projetos serão escolhidos pelo público, por meio de votação online. Os ganhadores receberão até R$ 2 mil para implantá-los. Será beneficiado somente um projeto por instituição. Em caso de duas (ou mais) iniciativas da mesma escola estarem entre os mais votados, somente a ideia que tiver o maior número de votos entre elas receberá o recurso.
* Serão contemplados, no mínimo, oito projetos. Porém, quanto mais camisetas forem vendidas, mais iniciativas receberão o dinheiro para serem implantadas, e assim, mais ideias também poderão sair vencedoras.
* Você pode acompanhar no site, em tempo real, a quantia arrecadada para o financiamento dos projetos. Um “termômetro de doações” estará disponível indicando o número de camisetas vendidas
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CRONOGRAMA
* 11/03 a 25/03 – Inscrições
* 27/03 a 09/04 – Período de votação online
* 11/04 – Divulgação dos vencedores