A Prefeitura de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, iniciou a campanha "Olhos de Anjo", com o intuito de fazer o resgate social ou ajudar as pessoas em situação de rua.
Continua depois da publicidade
Na última onda de frio que passou pelo Estado, no início de julho, 51 pessoas nesta situação foram abordadas pela equipe de resgate. O grupo trabalha 24h por dia para atender esta população que necessita de um teto, cobertores, roupas quentes, itens de higiene pessoal e alimento. Todos estes itens são fornecidos graças à solidariedade dos chapecoenses, que fazem doações para ajudar a manter este trabalho na cidade.
Em entrevista para a NSC TV, Ana Maria Zachet, coordenadora de serviço de resgate, explica que normalmente o expediente encerra à meia noite mas, com o frio intenso que chega à Santa Catarina neste fim de semana, a carga horária se estenderá para que haja garantia do atendimento de todas as pessoas nesta situação, uma vez que durante o dia alguém pode passar despercebido, já que alguns evitam o acolhimento.
Uda Baldissera, secretária de Assistência Social, explica que não há prazo de término para a campanha:
— Vamos trabalhar até onde for necessário. Se o frio for mais longo, nosso trabalho será longo também — conclui.
Continua depois da publicidade
O Resgate Social de Chapecó pode ser acionado pelo telefone 3319-1201 ou indo até a sede, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro da cidade.