O Instituto de Meio Ambiente (IMA) lança a campanha Nosso Parque. O objetivo é prevenir incêndios em vegetações, principalmente em locais que conservam a biodiversidade catarinense.
Continua depois da publicidade
É o caso do Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, onde há dias o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina trabalha para conter focos de incêndios. De janeiro a abril deste ano, 163 hectares do local foram destruídos pelo fogo. A coordenadora do Parque, Adriana Nunes, explica a iniciativa:
— A ideia surgiu em uma reunião com a comunidade. A gente pede que as pessoas sejam parceiras, pequenas atitudes podem levar à maior consicentização.
Nessa campanha, o IMA atua em conjunto à comunidade dos entornos dos Parques e busca adesão de toda a sociedade catarinense. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza.
Alguns exemplos do que não se deve fazer:
Continua depois da publicidade
– Churrasco no chão;
– Acampamentos;
– Fogueiras;
– Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;
– Queimada de limpeza;
– Celebração religiosa com velas;
– Usar fogos de artifício;
– Soltar Balão de São João.
A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras. Em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.
Em Santa Catarina, houve 3.369 ocorrências de incêndio em vegetação entre o dia 1º de janeiro e 31 de maio de 2020, enquanto no mesmo período de 2019 foram 692 ocorrências. Os dados são do Corpo de Bombeiros. A estiagem deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.
Também em Florianópolis, os Bombeiros tambpem combatem desde o fim de semana focos no alto de um morro próximo aos bairros Saco Grande e Monte Verde, em local de difícil acesso.