As cores verdes, que tomaram conta das arquibancadas do estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, no dia 26 de outubro, fazem parte de uma campanha de saúde emocional. A Unimed Criciúma lançou a campanha “Vai com calma, a vida é uma”, que tem como objetivo acabar com a automatização das atividades do dia a dia.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Realizar atividades no modo automático é algo comum, como dirigir até um local sem lembrar do trajeto. De acordo com pesquisa da revista científica canadense Journal of Bone and Joint Surgery, feita em 2022, 18% dos acidentes de carro no mundo são causados por desatenção ao volante.

A psicóloga do Criciúma Esporte Clube, Francinéli Becker, especialista em desenvolvimento sócio econômico, explica que essa sensação de “piloto automático” pode afetar até mesmo as relações pessoais.

— Nesses casos, as pessoas nunca estão de fato presentes nas situações, sempre pensando à frente, o que pode afetar diretamente as relações pessoais. Isso é ainda mais característico em quem sofre de ansiedade patológica. Precisamos ter ciência do que estamos fazendo naquele momento, e concentrar na atividade, sendo lazer, trabalho ou momentos com a família. Isso causa uma estafa emocional — ressalta.

Continua depois da publicidade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o Brasil como o país com o maior número de casos de ansiedade no mundo: mais de 18 milhões de brasileiros sofrem desse transtorno, representando cerca de 9,3% da população. Com isso, no Sul catarinense, a campanha “Vai com calma, a vida é uma” busca reverter essa situação.

As arquibancadas verdes do Heriberto Hülse

Antes da partida entre Criciúma e São Paulo, pela Série A do Campeonato Brasileiro, no dia 26 de outubro, os torcedores receberam adesivos verdes para colá-los nas lanternas dos celulares e acendê-los no momento indicado. No estádio foram registrados mais de 17 mil torcedores.

No intervalo do jogo, as luzes do estádio foram apagadas e nos telões foi exibido o vídeo da campanha, acompanhado pela música “Paciência”, do cantor Lenine. Com isso, as cores verdes das lanternas dos celulares tomaram conta das arquibancadas do majestoso.

— A campanha da Unimed Criciúma foi promovida para que as pessoas parem um pouco, desacelerem e tenham uma rotina mais tranquila, valorizando as coisas simples da vida. Isso inclui dar atenção aos filhos, cuidar dos relacionamentos, visitar familiares, ligar para amigos e, acima de tudo, manter a calma. Se algumas pessoas adotarem essas rotinas, elas podem influenciar outras, criando assim uma corrente de calma, que é o objetivo da campanha — destaca o presidente do Grupo Unimed Criciúma, Leandro Avany Nunes.

Continua depois da publicidade

Nos próximos meses, a campanha será veiculada em programas de televisão, rádios, portais e outdoors estrategicamente posicionados em pontos dos municípios da região Sul de Santa Catarina.

Leia mais

Jovem que sobreviveu a acidente se encontra com bombeiros que a socorreram no Sul de SC

Padre humorista e sensação na internet faz pregação em Içara