Em menos de um dia, a campanha de arrecadação de recursos para financiar o projeto do memorial em homenagem às vítimas da Kiss já somou R$ 12.985 de doações de 42 pessoas.

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O ato de abertura do financiamento coletivo online ocorreu na Praça Saldanha Marinho na manhã desta segunda-feira.

O evento que deu início à campanha, começou às 10h25min, com a apresentação do Coral Illumina da Escola Municipal Duque de Caxias. Depois, dois representantes do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) explicaram como vai funcionar o concurso público que vai escolher o projeto do memorial. Nos dias 1º e 2 de setembro um seminário vai reunir profissionais da área, comunidade, Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) para discutir como deve ser o memorial.

Vaquinha online para construir Memorial às Vítimas da Kiss é lançada hoje

– Abrindo essa plataforma, pessoas não só do Brasil como de outros lugares podem contribuir para essa resignificação que um memorial representa do ponto de vista simbólico. Nesse sentido, é uma mobilização muito importante que a sociedade pode fazer _ disse Rafael Passos, presidente do IAB do Rio Grande do Sul.

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Em seguida, o presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Sérgio da Silva, chamou a mãe de uma das vítimas para falar me nome da entidade. Aurea Flores, mãe de Luiz Eduardo Flores, que, junto a outras 241 pessoas, morreu no incêndio da boate em 27 de janeiro de 2013, emocionou que acompanhava o lançamento da campanha.

– Quis o destino que fosse conosco, na nossa cidade, que acontecesse essa tragédia coletiva. Talvez tenha um propósito e quero acreditar que seja de alerta e de reflexão. Passados 100 anos, esse memorial estará guardando as histórias de tantos jovesn e será um local de acolhimento e de paz – disse Aurea ao público na praça.

Convidado pela AVTSM, o prefeito Jorge Pozzobom foi o primeiro a usar um dos quatro computadores instalados na praça para fazer uma doação. Na sequência, doaram representantes de entidades, de instituições de Ensino Superior, de unidades do Exército e da Aeronáutica sediados na cidade, da Câmara dos Deputados e da Câmara de Vereadores.

– Assumimos o compromisso de desapropriar o prédio (ocorreu em 10 de julho deste ano), de entregar demolido até o dia 27 de janeiro do ano que vem e de colaborar na arrecadação do dinheiro e na construção do memorial. Esperamos que seja um espaço de reflexão para que nunca mais aconteça – falou o prefeito.

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A campanha online vai até o dia 2 de outubro. A meta é arrecadar entre R$ 250 mil – valor necessário para custear o concurso – e R$ 500 mil – montante que cobriria o projeto arquitetônico e também os projetos complementares (hidrossanitário, elétrico, Plano de Prevenção Contra Incêndios, e etc).

As doações podem ser feitas na plataforma juntos.com.vc/memorialkiss. O valor mínimo para pessoa física é de R$ 50 e, para empresa, R$ 1 mil.

– Que a partir dessas doações possamos realizar esse concurso e concretizar a contratação do projeto. Nossa pretensão é realizar a obra sem dinheiro público. Vamos tentar. Por isso, convidamos a população para se juntar a nós. Queremos que as pessoas se sintam construindo o memorial junto conosco, porque ele não é das famílias das vítimas é de Santa Maria – disse o vice-presidente da AVTSM, Flávio Silva.

– Pessoas físicas ou jurídicas podem doar utilizando a plataforma de financiamento coletivo disponível no site, de hoje até 2 de outubro

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– Ao acessar a página, o doador deve clicar em “Apoiar este projeto” e escolher o valor desejado para a doação

– O pagamento será feito com cartão de crédito ou Moip (pagamento online). Há ainda a possibilidade de emitir boleto bancário, principalmente para as empresas

– As doações são declaráveis no Imposto de Renda e, dependendo do valor, o doador poderá ter direito a uma recompensa

– Mais informações aqui

Valores mínimos

– Para pessoas físicas –R$ 50

– Para empresas – R$ 1 mil

– Para os familiares das vítimas, haverá a possibilidade de doar um valor diferenciado

Metas

– Meta mínima – R$ 250 mil. Viabiliza o concurso completo, eventos, exposição, catálogo, premiações

– Meta 2 – R$ 400 mil. Contempla também os honorários do vencedor do concurso referentes ao projeto de arquitetura e paisagismo

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– Meta ideal – R$ 500 mil. Inclui complementação dos honorários do vencedor e projetos complementares (estrutural, hidrossanitário, elétrico, luminotécnica, PPCI e outros)