Uma campanha da Cooper tem ajudado a reduzir o consumo de sacolas plásticas nos mercados da rede. A cooperativa estima que com ações de conscientização, como incentivo pelo uso de caixas de papelão e bolsas retornáveis, mais de 30 mil embalagens deixaram de ser utilizadas pelos clientes.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Na prática isso representa uma economia de 5% no consumo de sacolas em 2023. Para se ter ideia, esse tipo de embalagem leva até 400 anos para se decompor. Nessa quarta-feira (14), os clientes que passam pelas unidades da rede são convidado a participar do Dia Sem Sacola e fazer a troca consciente.
Imagens feitas na Vila Nova mostram que muitos consumidores aderiram à ideia.
Abertura de postos de saúde em feriados será reavaliada em Blumenau, diz prefeitura
Continua depois da publicidade
De olho na conscientização ambiental dos clientes, a Cooper também tem atuado na coleta de tampinhas plásticas e lacres, comumente recolhidos em campanhas de bem-estar animal. A rede ainda recolher óleo de cozinha, lâmpadas, pilhas e baterias. Em parceria com a Associação Empresarial de Blumenau (Acib), o trabalho ganhou inclusive um ponto itinerante do programa Acib Recicla, para coleta de equipamentos eletrônicos sem utilidade.
BR-470 em Rio do Sul vai ficar fechada por pelo menos sete dias, estima DNIT