Para arrecadar absorventes descartáveis, a UFSC de Blumenau iniciou mais uma campanha “Todos Contra a Pobreza Menstrual”. Neste ano, de acordo com a universidade, os materiais recebidos serão doados para instituições da região que atendem deficientes físicos. A ação segue até 31 de maio, com coletas nas recepções dos blocos A e C.
Continua depois da publicidade
O local fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 21h.
Receba notícias de Blumenau e região direto no WhatsApp
O objetivo da campanha, ainda segundo a instituição, também é combater a desinformação e dar maior visibilidade ao tema. Para as pessoas que não moram em Blumenau ou não conseguem ir até a UFSC pessoalmente e fazer a doação, é possível pedir que os absorventes sejam entregues na Rua João Pessoa, 2.750, bairro Velha — onde a instituição se localiza.
Nas duas últimas edições da campanha, em 2021 e 2022, a universidade arrecadou cerca de 5 mil absorventes para a rede pública municipal de ensino de Blumenau. Na época, os materiais foram entregues às meninas do 5º ao 9º ano e que frequentam instituições de contraturno escolar.
Continua depois da publicidade
A pobreza menstrual é caracterizada pela falta de acesso à higiene pessoal adequada durante o período da menstruação, seja por não haver recursos financeiros, infraestrutura, serviços de saneamento básico ou até de conhecimento sobre o tema.
Desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado à sensibilização e conscientização para a higiene menstrual no mundo. A data foi criada com o objetivo de promover a educação sobre esse tema e mostrar a importância de atitudes positivas relacionadas à menstruação.
*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
Ataque a creche em Blumenau completa um mês e cidade vive do luto à ressignificação
Um mês do ataque a creche em Blumenau é marcado por homenagens e pedido de paz