Após três semanas, termina nesta sexta-feira (28) o horário destinado para a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV do segundo turno das eleições. Nesta etapa, foram vinculadas, diariamente, as peças publicitárias dos candidatos ao governo de Santa Catarina e à Presidência da República e contou, além da apresentação de propostas, com ataques de ambos os lados. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias do DC via Telegram

A vinculação dos programas teve início em 7 de outubro. No rádio, o horário eleitoral para governador foi transmitido das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20. Já na TV, a propaganda ocorreu das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. Primeiro, eram vinculados os programas dos candidatos à Presidência e, depois, para governador. 

Acesse o Guia das Eleições 2022 do NSC Total

Durante os programas, os candidatos aproveitaram o espaço não só para apresentar propostas, mas também atacar os adversários. Em nível nacional, por exemplo, tanto as campanhas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto de Jair Bolsonaro (PL) ganharam direito de resposta em meio as inserções na TV por conta de falas ditas durante o espaço eleitoral.  

Continua depois da publicidade

Em âmbito estadual, também houve ataques. O mais recente ocorreu durante a propaganda do candidato ao governo de Santa Catarina, Décio Lima (PT). Ele usou o espaço na televisão para divulgar um áudio do empresário Luciano Hang, um dos principais apoiadores do presidente Bolsonaro e do candidato do PL no Estado, Jorginho Mello, em que ele diz para cortar salários de professores. 

A mesma propaganda também acusou uma série de empresas de cometer assédio eleitoral, o que gerou pedidos de direito de resposta junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC). 

Campanhas mantém segredo sobre últimos programas

As campanhas de Jorginho Mello (PL) e Décio Lima (PT) mantiveram segredo sobre os temas que irão permear os últimos programas de ambos os candidatos. Nesta quinta-feira (27), no entanto, ambos apostaram em estratégias diferentes para atrair o eleitorado. 

Candidato do PT, Décio usou o tempo na televisão para apresentar sua trajetória ao público por meio da família. Além de relembrar a paralisia infantil, ele também fez alusão aos cargos que ocupou durante a trajetória política, como a Prefeitura de Blumenau por dois mandatos. 

Continua depois da publicidade

Já Jorginho Mello, que concorre ao governo pelo PL, usou o tempo para reforçar propostas que foram apresentadas ao longo da campanha, como o Programa Faculdade Gratuita e o Caminhão da Saúde. O candidato também trouxe ênfase ao fato dele ser o candidato de Jair Bolsonaro (PL), que tenta a reeleição. 

Lula x Bolsonaro e a briga na economia 

A pauta econômica e os ataques foram o que pautaram os programas de Lula (PT) e Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira. 

O atual presidente usou o espaço para fazer ataques ao PT e a corrupção. Já na parte de propostas, a ideia foi apresentar medidas para a área da economia, como o aumento do salário mínimo e o reajuste da remuneração dos servidores. 

Lula também usou o programa para atacar Bolsonaro, principalmente a política armamentista do atual presidente. Depois, ao apresentar as propostas, ele focou na área econômica, ao citar o aumento do salário mínimo. 

Continua depois da publicidade

O segundo turno das eleições ocorre no domingo (30) a partir das 8h, no horário de Brasília. Os locais de votação fecham às 17h, quando inicia a apuração dos votos. 

Vídeo explica tudo sobre o segundo turno das Eleições 2022

Leia também:

Empresas investigadas em SC impõem voto em Bolsonaro, demissões e até visita a Michelle

Cidade de SC tem o quinto bairro mais bolsonarista do Brasil; veja lista