A sete meses da eleição de 7 de outubro, secretários municipais começam a se movimentar para para as próximas eleições. Na prefeitura, quatro titulares do primeiro escalão manifestam a intenção de sair dos cargos para se dedicar à campanha eleitoral.
Continua depois da publicidade
Conforme o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os pré-candidatos que ocupam cargos no Executivo devem pedir exoneração até seis meses antes da eleição, ou seja, até 7 de abril. O primeiro a sair deve ser o secretário da Assistência Social, da Criança e do Adolescente (Semascri), Mário Hildebrandt (PSD). Nos próximos dias, Hildebrandt deve retornar para a Câmara de Vereadores e se dedicar à campanha. O secretário pretende concorrer a vereador pela segunda eleição consecutiva.
Suplente de Hildebrandt na Câmara, a vereadora Norma Dickmann deixou o cargo quinta-feira. Será substituída por Maria Bernardete Lombardi Moreira até o fim do mês, quando virá o titular da vaga. Hildebrandt afirma que permanece na secretaria até o fim do mês.
O secretário da Saúde, Marcelo Lanzarin (PSD), está em dúvida se sairá do cargo. Ele nunca concorreu a vereador, mas dessa vez pode representar o partido. Lanzarin garante que vai decidir sobre o assunto ainda este mês.
Na mesma situação está o secretário Governo e Articulação Política, Edson Brunsfeld (PR). Ele afirma que a decisão vai depender das negociações de coligação do partido. O vice-prefeito de Blumenau, Rufinus Seibt (PMDB), também trabalha com a indecisão. Colocou o nome à disposição para concorrer a prefeito pelo PMDB. Porém, continua com a titularidade na Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária. Salienta que vai permanecer nos dois cargos até fim de março.
Continua depois da publicidade
Com a possível saída dos secretários pela campanha eleitoral, o prefeito João Paulo Kleinübing (PSD) já prepara as substituições. O critério, segundo ele, será técnico. Os substitutos devem ser servidores integrantes das equipes das secretarias. Kleinübing vai anunciar os escolhidos na medida que forem oficializadas as exonerações dos secretários que vão concorrer.