O carro de som está liberado, o cavalete pode ser colocado e a propaganda na internet também. Mesmo assim, nesta sexta, o primeiro dia de campanha eleitoral permitida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve ser morno em Joinville. Dos cinco candidatos a prefeito da cidade, somente Leonel Camasão (PSOL) e Udo Döhler (PMDB) devem utilizar as ferramentas que passam a ser permitidas.
Continua depois da publicidade
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos que estiverem com o pedido de registro sob exame da Justiça Eleitoral podem realizar todos os atos de campanha das 8 horas às 22 horas. Com isso, carros de som podem circular pelas ruas com os jingles de campanha.
A resolução do TSE também permite a colocação de cavaletes, bonecos, cartazes e mesas para distribuição de material de campanha e bandeiras ao longo das vias públicas. Porém, esses artefatos devem ser móveis e não podem dificultar o trânsito de pessoas e veículos.
Além disso, o uso da internet e suas redes sociais também fica liberado. E é na esfera online que a campanha deve se restringir por enquanto. Com o site pronto, a campanha de Udo Döhler espera somente que o CNPJ do comitê do peemedebista fique pronto para colocar o endereço no ar. A preocupação inicial é a organização do comitê, instalado na rua Alexandre Döhler.
Continua depois da publicidade
Enquanto isso, Leonel Camasão diz que, assim que passar da meia-noite, irá começar a campanha em seu site e por meio das redes sociais. No fim de semana, ele pretende gravar o jingle de campanha e fazer um bandeiraço pelas ruas.
– Estamos nos organizando, mas temos tempo para mostrarmos nossas propostas.
A campanha de Marco Tebaldi (PSDB), Kennedy Nunes (PSD) e do prefeito Carlito Merss (PT) ainda não terá site lançado ou ações nas ruas da cidade.
– Primeiro, queremos regularizar a situação do candidato e da nominata de vereadores. Mais tarde, intensificamos essas ações-, comenta Eduardo Dalbosco, chefe de gabinete de Carlito.
Continua depois da publicidade
Já Kennedy afirma que continuará utilizando as mídias sociais para divulgar seu trabalho e ideias.
– Nossa campanha é barata. Não teremos gastos extras agora. Vamos manter o corpo a corpo, mas é isso-, fala.
Tebaldi ainda está contratando pessoal para fazer a campanha e escolhendo o local para montar o comitê.
– Esperamos resolver isso na semana que vem, para começar a propaganda efetiva-, comenta.