Os quatro candidatos a prefeito de Blumenau podem gastar até R$ 12,25 milhões durante a campanha eleitoral. Se os prefeituráveis doassem este valor para Blumenau, poderiam bancar quase duas edições da Oktoberfest. Ano passado foram gastos R$ 6,9 milhões com a festa. Este valor também é a soma da verba que a Fundação de Desportos e a Secretaria Municipal de Defesa Civil têm para usar em 2012. Quase metade dos R$ 12,25 milhões, R$ 6 milhões, corresponde à coligação encabeçada pelo PSD.
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O PT prevê gastar R$ 3,6 milhões e o PSDB, com R$ 2,5 milhões. A quantia representa o teto máximo de investimento, não significa que será toda aplicada. Na última eleição municipal, em 2008, os cinco candidatos gastaram R$ 461 mil – hoje a previsão de gastos é 26 vezes maior. O sociólogo político, Sérgio Saturnino Januário explica que as campanhas políticas estão mais caras porque se construiu um mercado ao redor das eleições.
Os candidatos informam o valor que pretendem gastar com a campanha ao Tribunal Superior Eleitoral quando encaminham as candidaturas, conforme exige a Lei 9.504. Investir mais do que o previsto pode gerar multa. Após a homologação do registro, o limite só pode ser alterado mediante solicitação à Justiça Eleitoral. É por isso que a estimativa costuma ser alta. Apesar do investimento previsto, há pouca propaganda nas ruas de Blumenau.
Confira quanto cada cadnidato pode gastar na campanha eleitoral
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Quem circula pela cidade, custa a perceber o clima de eleição. A demora é justificada pela falta do CNPJ do comitê que precisa estar impresso até em panfletos, conforme a legislação eleitoral. O registro foi liberado no último fim de semana. As peças de campanha do candidato a prefeito Jean Kuhlmann (PSD) e do vice César Botelho (PMDB) estão prestes a chegar às ruas.
O coordenador de Marketing, Chico Malfitani, antecipa que santinhos começam a circular nos próximos dias. Clique aqui e confira quanto cada um dos candidatos pretende gastar O material de campanha da chapa de Ana Paula Lima (PT) e João Pizzolatti (PP) começou a ser encaminhado esta semana. Éder Lima conta que, primeiro, será distribuído um folder de apresentação da candidatura.
Depois, devem começar a circular os adesivos para carros e a aparecer as placas dos apoiadores. Santinhos, bandeiras e placas também são a aposta de divulgação da campanha do candidato a prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) e do vice Jovino Cardoso (DEM), revela o coordenador de Comunicação da campanha, Onor Filomeno. O candidato a prefeito do PSOL, Osni Wagner, e o vice, Marcos Roberto Bugmann, ainda não começaram a distribuir material, o que deve ocorrer apenas em agosto. A previsão de gastos é de R$ 150 mil. As propostas da chapa estão circulando na internet.