A campanha eleitoral começa a ganhar as ruas de Joinville. Placas com os nomes de alguns dos candidatos à majoritária já estão espalhadas pela cidade, assim como carros de som com os jingles de campanha.

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Dos cinco candidatos, três abriram comitês para atender à população, um se instalou no diretório municipal e outro usa um cômodo da casa para fazer seu planejamento.

Até o momento, o candidato que partiu para a campanha na rua com mais agressividade foi Marco Tebaldi (PSDB). Placas, carros de som e bandeiraços já estão sendo feitos.

– Quem começa na frente termina na frente. Temos que aproveitar a liderança nas pesquisas para mostrar força no início -, comenta Lauro Kalfels (PSDB), um dos coordenadores da campanha.

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Segundo ele, só não foram instaladas mais placas porque a empresa contratada para fazer o equipamento não está dando conta da demanda. Para evitar gastos, a campanha preferiu usar a estrutura do diretório do PSDB, que funciona em horário comercial.

A situação de Udo Döhler (PMDB) é um pouco diferente. Mesmo com a maior estimativa de gastos, com R$ 5,7 milhões – a de Tebaldi é de R$ 2,95 milhões -, Udo, por enquanto, só utiliza carros de som e algumas placas instaladas pela cidade.

– A campanha ainda está começando. Estamos nos organizando, fazendo da melhor forma possível. Conforme os dias forem passando, vamos intensificar -, comenta Afonso Fraiz (PMDB), um dos coordenadores da campanha.

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Segundo ele, já foram encomendados e devem começar a aparecer pela cidade na próxima semana placas, cavaletes, banners, adesivos e bandeiras. Há duas semanas, a campanha está concentrada na rua Alexandre Döhler.

Situação oposta tem a campanha de Kennedy Nunes (PSD). Segundo a assessoria do candidato, que pretende gastar até R$ 2 milhões, a ordem é segurar os gastos por enquanto e concentrar a atenção no corpo a corpo com a população.

Com um comitê na rua São Paulo, o deputado estadual espera atender aos pedidos e demandas que chegam ao comitê e só depois que começar a propaganda eleitoral dará início à propaganda agressiva nas ruas.

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Na mesma situação está a candidatura do prefeito Carlito Merss (PT). Por enquanto, o prefeito concentra seus esforços na administração do governo e no corpo a corpo. Gastos com placas, cavaletes e adesivos devem ficar restritos. A ideia é só começar em setembro.

– Temos que pensar a campanha de trás para frente. Não adianta queimar dinheiro agora e não ter lá na frente. Não vamos poluir a cidade. Faremos tudo com calma -, disse Eduardo Dalbosco, organizador da campanha, que tem um limite de gastos de R$ 3 milhões.

Campanha com menor custo estimado – R$ 50 mil -, Leonel Camasão (PSOL) terminou nesta terça a produção do projeto gráfico. Segundo ele, nos próximos dias, o material será enviado para a gráfica e em breve começará a circular.

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COMITÊ DE UDO DÖHLER (PMDB)

Rua Alexandre Döhler, Centro

COMITÊ DE MARCO TEBALDI (PSDB)

Rua São Francisco, atrás da Biblioteca Municipal de Joinville

COMITÊ DE KENNEDY NUNES (PSD)

Rua São Paulo, ao lado do Big Bowlling

COMITÊ DE CARLITO MERSS (PT)

Rua Ministro Calógeras, em frente ao diretório municipal do PT