Na segunda-feira, ocorre a premiação do concurso de redação para conscientizar contra a Farra do Boi em Santa Catarina. A competição envolveu alunos de escolas das regiões da Grande Florianópolis e Itajaí. O concurso integra a campanha, promovida durante a Quaresma, para conter a Farra do Boi.

Continua depois da publicidade

O concurso premiará as melhores redações do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental de cada regional. A solenidade de premiação ocorre às 10h, no Comando Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, em Florianópolis.

Durante os 40 dias que antecedem a Páscoa, além do trabalho de conscientização, as operações de fiscalização foram intensificadas para identificar locais onde ficam os animais e veículos de transporte. Além de verificar se houve contratação de laçadores.

O Ministério Público está distribuindo 5 mil folders educativas nas comunidades onde a farra é uma tradição. O material alerta para o fato de, além de cruel, a Farra do Boi é crime. Além disso, incentiva as denúncias, que podem ser feitas às polícias Civil e Militar.

Continua depois da publicidade

Em março, pelo menos cinco ocorrências relacionadas à farra foram registradas na região de Itajaí. A mais grave foi em Porto Belo, onde cerca de 200 pessoas participavam de uma farra no Bairro Araçá, segundo a Polícia Militar.

A campanha é uma ação conjunta entre Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Secretarias de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis e de Itajaí, Cidasc, Ibama e Instituto Ambiental Ecosul.

A ação é uma das determinações do Protocolo de Cooperação, firmado em 29 de fevereiro, pelos órgãos. O objetivo é prevenir e repreender a prática da Farra do Boi.

Continua depois da publicidade