É para lembrar que se chover no meio do caminho, aquele pneu careca pode antecipar o fim da viagem. E de maneira trágica. É para alertar que a bandeira vermelha, se respeitada, evitaria sustos no mar. Orientar que uma única vela acesa pode incendiar a casa toda e que a manutenção da rede elétrica diminui o risco de curtos-circuitos. É para dizer que a prevenção ainda é a melhor maneira de se proteger. A partir de hoje, jornais e emissoras de rádio e TV do Grupo RBS não vão esperar que o pior aconteça para divulgar o quanto é importante valorizar a vida.

Continua depois da publicidade

Até março, fim da temporada que faz triplicar a população do litoral de Santa Catarina, reportagens que priorizam temas como segurança e redução de mortes serão acompanhadas por um selo que chama a atenção para o quanto é vital prevenir. A ação faz parte da nova campanha da RBS, Uma Vida Vale Muito, lançada ontem em parceria com o Ministério Público do Estado (MPE), Secretaria de Segurança Pública e Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ações em redes sociais e palestras

– Estamos unindo esforços em favor do nosso bem mais valioso, a vida. Queremos chamar a atenção dos catarinenses para cuidados que podem resultar na redução do número de mortes e incapacitações por acidentes e tragédias. Valorizar a cultura da prevenção em vez do improviso – enfatiza o diretor-geral de televisão da RBS em Santa Catarina, Mario Neves.

A campanha é ampla, trata de todo tipo de prevenção – desde que valorize a vida. Só no trânsito, segundo a Polícia Rodoviária Federal, 90% dos acidentes poderiam se evitados, por se tratar de casos em que o acidente foi provocado por falha humana. O número de afogamentos, nas praias e nas piscinas, pode ser reduzido se forem acatadas as orientações do Corpo de Bombeiros, que tem 70% de todo o trabalho voltado para a prevenção de acidentes.

Continua depois da publicidade

As reportagens que receberão o selo da campanha serão sempre acompanhadas de orientações de prevenção, dicas de como você pode agregar mais segurança ao seu dia a dia. No calendário da nova ação editorial da RBS também estão incluídas ações em redes sociais, palestras e campanha com os comunicadores do Grupo.