A campanha nacional de vacinação contra a gripe Influenza termina hoje em todo o país e, em Joinville, pelo menos 37 mil pessoas do grupo prioritário ainda não haviam sido imunizadas até ontem. A partir de segunda-feira, toda a população poderá procurar as unidades de saúde que ainda possuem doses disponíveis para tomar a vacina contra a doença, mas não serão enviadas novas doses aos postos.
Continua depois da publicidade
A meta em Joinville era vacinar cerca de 144 mil pessoas, mas apenas 74% deste número havia sido alcançado até a manhã de ontem. O gerente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Henrique Deckmann, tem a expectativa de que até a noite desta sexta-feira, a cidade alcance 80% de cobertura da sua população de risco. No ano passado, 81,4% da meta foi atingida.
— É uma pena que as pessoas esperem por fatalidades para decidirem se vacinar. No Amazonas, por exemplo, 97% da meta já foi atingida e nós, que vivemos em um lugar frio, estamos entre os índices mais baixos de vacinação — lamenta ele.
Deckmann refere-se ao fato de que, em anos como 2016, quando dez mortes por gripe Influenza foram registradas na cidade, a cobertura da vacina chegou a 90%, enquanto, nos anos seguintes, não passou de 82%. No ano passado, três pessoas morreram em Joinville devido a complicações causadas pela gripe — todos eram pacientes crônicos — e até agora, em 2019, foram diagnosticados seis casos de gripe H1N1, dois casos de H3N2 e 45 casos estão em investigação. No Estado, já foram registradas cinco mortes pela doença em 2019.
— É preciso lembrar que ainda nem chegamos no inverno. Então, as pessoas realmente precisam se prevenir, principalmente os pacientes crônicos, que tem imunidade mais baixa — salienta.
Continua depois da publicidade
A vacinação de idosos em Joinville chegou a 90% após ações realizadas em lares de idosos, clubes da terceira idade e até pacientes acamados. É o público prioritário formado por crianças de até cinco anos, gestantes e portadores de doenças crônicas que diminui a taxa devido a baixa procura pela vacinação.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e na Sala de Vacinas Central (rua Abdon Batista, 172, Centro). Para melhor atender à população durante a campanha, algumas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF), nas regiões Norte, Sul e Centro, estenderam o horário de atendimento até as 19 horas. Para se vacinar, as pessoas devem levar suas carteiras de vacinação.
Unidades abertas até as 19 horas (até 31 de maio)
UBSF Aventureiro I
UBSF Bakitas
UBSF Comasa
UBSF Jardim Iririú
UBSF Saguaçu
UBSF Boehmerwald I
UBSF Floresta
UBSF Edlan Jordan
UBSF Parque Guarani
UBSF Ulysses Guimarães
UBSF Costa e Silva
UBSF Vila Nova I
UBSF Glória
UBSF Osmar Dalonso (Pirabeiraba)
UBSF São Marcos
Saiba quem é o público prioritário para vacinação contra a gripe:
Crianças maiores de seis meses e menores de seis anos de idade (com até 5 anos, 11 meses e 29 dias)
Continua depois da publicidade
Gestantes e puérperas (mulheres até 45 dias após o parto)
Idosos (a partir de 60 anos)
Portadores de doenças crônicas
Trabalhadores da área da saúde
Professores
Funcionários do sistema prisional, policiais civis, militares, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas.