Uma campanha de conscientização com o intuito de destacar o respeito entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres foi lançada pelo Seterb em maio. Um dos principais objetivos era diminuir o número de acidente com pedestres já que em 2013 Blumenau registrou 205 atropelamentos – com 10 mortes – e neste ano de janeiro a abril 53 ocorrências já haviam sido registradas. Mas ao contrário do previsto, as estatísticas em relação aos atropelamentos mostram um pequeno aumento.

Continua depois da publicidade

De maio a novembro de 2014, 124 ocorrências foram registradas em Blumenau, duas a mais que no mesmo período do ano passado. O diretor de Trânsito do Seterb, Fábio Campos da Silva, destaca que este tipo de ocorrência é uma das principais preocupações da autarquia:

– Nosso foco tem sido os pedestres, já que eles são os menores dentro do trânsito. No próximo ano vamos intensificar as rondas a pé pela cidade e oferecer palestras de conscientização, principalmente para aqueles que nunca passaram por uma formação de trânsito.

Leia mais

:: Morte de motociclistas aumenta 25% neste ano em Blumenau

Continua depois da publicidade

Em outubro deste ano os radares móveis e lombadas eletrônicas foram instalados na cidade. No primeiro mês, 6.246 infrações por excesso de velocidade foram registradas, uma média de 208,2 infrações por dia. O direto de trânsito do Seterb acredita que com o monitoramento da velocidade e a aplicação de multas, os acidentes também diminuam, mas ainda é cedo para avaliar os resultados.

Segundo a especialista em trânsito e coordenadora estadual do Movimento Internacional Maio Amarelo, Márcia Pontes, além de fiscalizar é preciso fazer campanhas contínuas:

– Não podemos dar um estímulo isolado. A aprendizagem no trânsito é baseada em três pilares: fiscalização, engenharia e educação. Em Blumenau a população carece de educação no trânsito. Aumentar o valor das multas não é o suficiente, o comportamento do condutor é que precisa mudar.

Para a mestre em Educação para o Trânsito Irene Rios a esperança em formar bons motoristas está nas escolas e no bom exemplo dos pais em casa:

Continua depois da publicidade

– Precisamos formar as crianças para o trânsito e por isto é preciso fazer palestras e entrar nas escolas. As multas podem resolver temporariamente o comportamento de certos condutores, mas além de punir é necessário educar.

Projeto irá proibir estacionamento próximo à faixa de segurança

Para evitar o atropelamento na faixa de pedestre – foram 47 nos últimos seis meses – o Seterb elaborou um projeto em parceria com a Secretaria de Planejamento (Seplan) para proibir o estacionamento de veículos próximo à faixa de segurança e aumentar a visibilidade do motorista.

– A ideia que será colocada em prática no ano que vem pretende aumentar a visão dos motoristas e diminuir o número de atropelamentos. Muitas vezes um dos carros para e o outro acaba atingindo o pedestre – reforça.