Para marcar a passagem do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, celebrado em 28 de julho, o Serviço de Atendimento Especializado de Biguaçu (Saeb) está fazendo testes rápidos de segunda a sexta-feira neste mês. O atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 16h. Além das hepatites B e C, também são realizados testes rápidos de sífilis e HIV.
Continua depois da publicidade
O objetivo é atuar na prevenção e diagnóstico precoce, especialmente com vacinação e realização de exames, que não necessitam de agendamento prévio nem jejum. Tudo é gratuito, seguro e sigiloso. Além disso, é realizado aconselhamento com psicólogo, com objetivo de fornecer informações sobre formas de contágio, prevenção e tratamento, além de esclarecer possíveis dúvidas.
Onde ir: na Rua Emídio Amorim Veríssimo, 144, junto à Policlínica Municipal de Saúde e da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Praia João Rosa. É necessário apresentar documento recente com foto e cartão nacional do SUS. Gestantes devem procurar a Unidade Básica de Saúde do seu bairro e agendar seus exames pré-natal com a enfermeira da sua área.
Uma doença silenciosa
A equipe de saúde de Biguaçu salienta que a hepatite é uma doença grave e silenciosa, caracterizada por uma inflamação do fígado, que nem sempre apresenta sintomas. Quando esses estão presentes, os mais comuns são: cansaço, dor abdominal, febre, tontura, enjoo e/ou vômitos, pele e olhos amarelados, fezes claras e urina escura. É uma importante causa de cirrose e câncer de fígado.
Continua depois da publicidade
As hepatites causadas pelos vírus B e C são transmitidas através do sangue e relações sexuais sem preservativo. É possível pegar a doença pelo compartilhamento de seringas ou agulhas, lâminas de barbear, materiais de manicure e perfurocortantes, além da transmissão de mãe para filho na gestação. As hepatites B e C têm tratamento gratuito pelo SUS, sendo que o diagnóstico precoce amplia a eficácia do tratamento.