A Quarta-feira de Cinzas chegou para trazer serenidade aos católicos após os dias de Carnaval. A data foi marcada pelas celebrações nas igrejas e pelo lançamento da Campanha da Fraternidade, que neste ano traz um tema abrangente, Fraternidade: igreja e sociedade. Em Jaraguá do Sul, a matriz São Sebastião recebeu os fieis para quatro missas ao longo do dia, que lotaram a igreja. A programação de celebrações segue normalmente ao longo dos quarenta dias (com missas aos sábados e domingos) e se intensifica durante a Semana Santa, que neste ano ocorrerá de 30 de março a 5 de abril, no domingo de Páscoa.
Continua depois da publicidade
:: Confira mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::
O pároco Diomar Romaniv explica que a Quaresma, período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um tempo de reflexão, silêncio, oração e jejum. É por isso que os cantos escolhidos para a época não são os mais alegres e mesmo as flores diminuem na decoração da igreja. Para levar esse período a ações concretas, a matriz manterá um capelão fixo no Hospital São José, atendendo a pacientes e familiares. Quanto aos fieis, Diomar sugere como práticas da Quaresma ações como a caridade e gestos de reconciliação.
Campanha
Continua depois da publicidade
Quanto à Campanha da Fraternidade, seu tema também inspira ações e reflexões importantes. Diomar explica que, se em anos anteriores a opção foi por assuntos bastante específicos, como o tráfico humano, neste ano o tema é abrangente e mostra a contribuição que a Igreja Católica tem para dar ao mundo. Defender a vida, a família e o resgate de valores foram citados pelo pároco como exemplo dessa contribuição. E em Jaraguá do Sul, destaca ele, essa influência é ainda mais notável.
– A cidade deve muito à Igreja Católica: hospitais, colégios e até o Juventus foram fundados com a ajuda da Igreja, que sempre serviu à cidade e seus cidadãos _ sorri ele.
O tema ainda é acompanhado do lema Eu vim para servir (no cartaz da campanha, o Papa Francisco beija os pés de um presidiário, em uma imagem feita no ano passado). O lema demonstra ainda outro destaque da religião na sociedade atual. Para Diomar, a Igreja Católica é hoje a entidade que faz a diferença para as pessoas, levando seu trabalho social e espiritual para a população. Essa dedicação é repassada nos sermões, instigando os fieis a adotarem uma postura de solidariedade, levando para fora do templo o que é transmitido nas missas. O papa Francisco, com sua abordagem simples, logrou fazer esse trabalho e inspirar boas ações, trazendo ainda mais proximidade da religião com seus fieis.
– Ele destaca-se mesmo para quem não é católico, colocando a Igreja em uma linguagem mais próxima e acessível e com temas mais sociais _ ressalta Diomar.
Continua depois da publicidade