A Campanha da Fraternidade 2020 foi lançada nesta quarta-feira pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Neste ano, ela tem como tema "Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso" e o lema bíblico "Viu, sentiu compaixão e cuidou dele".

Continua depois da publicidade

O bispo de Joinville, dom Francisco Carlos Bach, explica que há mais de 50 anos a CNBB realiza a campanha nacional, definindo temas que acompanham os cristãos durante toda a quaresma. O objetivo é despertar solidariedade da sociedade em relação a um problema, buscando caminhos de solução.

De acordo com o bispo de Joinville, a vida é um dom entregue por Deus que gera em cada pessoa um compromisso.

— É o compromisso de cuidar da vida de uma forma geral, da nossa própria, do outro, do planeta. É falar do cuidado que precisamos ter pela vida humana, que está sendo banalizada, deixada em segundo plano. Não se tem mais amor pela vida, principalmente pela dos outros. É preciso tomar uma atitude — explica.

Durante o evento de lançamento da campanha deste ano, o secretário-geral da CNBB, dom Joel Portella Amado, questionou se as pessoas não estão se acostumando com a agressão cotidiana à vida e com a morte em suas diversas formas.

Continua depois da publicidade

Segundo ele, a vida vem sendo fortemente desrespeitada com "mortes nas ruas através de balas perdidas, morte nas macas dos hospitais, morte por causa da fome, do desemprego, morte no campo, nas aldeias indígenas e morte entre os jovens”.

Dom Joel citou o Papa Francisco para ressaltar a importância de não transformar em natural a indiferença e a violência.

— Em tempos de indiferença globalizada, a solução para os problemas da vida nunca virá através da violência e da morte. Ela virá do cuidado, do zelo uns pelos outros e de todos pela sociedade e pelo planeta — afirmou.

Como exemplo de quem cuidou da vida e foi referência, o secretário-geral da CNBB citou a Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Papa Francisco, em outubro de 2019, e que foi inspiração para a Campanha da Fraternidade 2020.

Continua depois da publicidade