A solidariedade é o último movimento que falta para que o sonho de representar o Brasil em uma competição internacional de dança se torne realidade para 12 bailarinos de Joinville. Os adolescentes, que tem idades entre 12 e 15 anos, venceram a categoria Danças Urbanas Júnior do Canoinhas em Dança, realizado em setembro, e ganharam o direito de representar o país na final sul-americana do Universal Dance — um dos maiores do gênero no mundo. No entanto, sem ter como custear a viagem, eles buscam ajuda comunitária para tornar a conquista possível.
Continua depois da publicidade
Confira mais notícias de Joinville e Região
A competição está marcada para acontecer entre os dias 17 e 20 de novembro em Córdoba, na Argentina, e, há pouco mais de um mês para a viagem, pais, alunos e membros da Dunamis Escola de Dança, do bairro Floresta, da qual eles fazem parte, iniciaram uma campanha de mobilização. A iniciativa tem como objetivo conseguir o dinheiro necessário para o deslocamento.
De acordo com o professor de Danças Urbanas da escola, Eliseu Lemos, somente para passagens de ida e volta e para o figurino dos jovens bailarinos são necessários cerca de R$ 23,5 mil. Além disso, há ainda custos de alimentação e hotel, que ainda são levantados. Uma corrente em busca dos recursos foi iniciada há cerca de três semanas por meio de rifas, planejamento de um bingo que deve ocorrer em novembro, além de pedidos de patrocínio e intervenções no semáforo (a próxima no sábado à tarde na Avenida Getúlio Vargas).
— Estamos confiantes e temos chances de vencer essa competição, mas para viabilizar essa oportunidade nós precisamos de uma mobilização social maior. É importante esse apoio porque vamos representar o País e destacar o nome de Joinville internacionalmente — reforça ele.
Continua depois da publicidade
Dias de expectativa
Além de representantes do Brasil e da Argentina, a competição contará com participantes do Chile, da Colômbia, do Paraguai e do Uruguai. A apresentação do grupo joinvilense está marcada para o dia 18 de novembro e a intenção é de que eles viajem acompanhados de dois professores.
Conforme Solange Evangelista, mãe de Gabriel Catanio, de 13 anos, e um dos bailarinos premiados em Canoinhas, toda contribuição é bem vinda com o intuito de ajudar. As famílias têm confiança de que com a mobilização comunitária, o objetivo será atingido.
— Estamos muito otimistas, pois eles serão nossos representantes lá fora e Joinville é a Cidade da Dança, não é? Temos que conseguir porque isso é importante para eles, para Joinville e para nós, que como pais, queremos que eles tenham a chance de mostrar o trabalho que desenvolveram com muito esforço — destaca Solange.
As informações sobre as ações de mobilização ou de contribuição podem ser feitas por meio da Dunamis Escola de Dança pelos contatos (47) 3026-3314 e (47) 99935-6315.
Continua depois da publicidade