Vão receber a vacina contra gripe em Santa Catarina, na segunda fase da campanha de vacinação, os caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. O novo grupo prioritário receberá a vacina a partir do dia 16 de abril. A determinação é do Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

​​> Em site especial, saiba tudo sobre o coronavírus

A decisão de incluir as categorias ao grupo de risco levou em conta que esses profissionais transitam por todo o país e ficam expostos diariamente ao risco de contaminação pelo vírus H1N1. Dessa forma, o Ministério da Saúde ordenou a vacinação ao novo grupo, independente do município de residência.

Professores tiveram vacinação adiada

Em decorrência da suspensão das aulas e com a nova inclusão no calendário de vacinação, professores de escolas públicas e privadas, que também seriam vacinados na segunda fase da campanha, serão imunizados na terceira fase, que começa no dia 9 de maio.

Para a vacinação do novo grupo, Santa Catarina vai receber doses extras da vacina. O quantitativo ainda não foi informado pelo Ministério da Saúde.

Continua depois da publicidade

Doses aplicadas

Até esta sexta-feira (3) foram aplicadas 435.777 doses da vacina contra a gripe em idosos com mais de 60 anos, cobertura de 65,04% e 79.338 doses nos trabalhadores da saúde, totalizando uma cobertura de 58,86%.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe segue até 22 de maio e a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. O dia “D” de mobilização nacional é no sábado, 9 de maio.

Confira as datas de vacinação

1ª fase – a partir do dia 23/03

Idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde;

2ª fase – a partir do dia 16/04

Profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários;

3ª fase – a partir do dia 09/05

Professores de escolas públicas e privadas, crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e pessoas com deficiência física, visual, auditiva, múltipla, intelectual e mental.

Continua depois da publicidade