A base de distribuição de combustíveis de Itajaí, responsável por atender os postos do Vale, foi liberada no início da tarde desta quinta-feira (9). O local passou a manhã com o acesso bloqueado por manifestantes pró-Bolsonaro, que impediam a entrada e saída de caminhões-tanques que fazem o abastecimento das cidades da região.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
O Sindicombustíveis chegou a entrar na Justiça com um pedido de liminar para conseguir escolta da Polícia Militar e garantir o tráfego dos caminhões-tanques. Até as 14h o documento aguardava apreciação. Por segurança, a PM está no local, mas os manifestantes liberaram a passagem por contra própria.
Não há registro de incidentes.
Segundo o secretário Executivo do Sindicombustíveis, César Ferreira Júnior, era por volta das 12h30min quando o acesso à base foi normalizado. O número de veículos que deixaram o local carregados na última hora ainda não foi divulgado, mas ele garante que não há falta de combustível no centro de distribuição.
Continua depois da publicidade
Caso não ocorra nenhum novo bloqueio, a expectativa é reabastecer os postos até sexta-feira (10). Esse prazo pode aumentar caso continue a busca desenfreada de motoristas para abastecer os automóveis. Em várias cidades da região há registro de filas nos postos desde a noite passada.
Um balanço feito pela reportagem do Santa na manhã desta quinta-feira (9) mostra que metade dos postos de Blumenau não tem mais gasolina por causa da procura expressiva registrada na noite de quarta (8).
Leia também
> SC cogita uso de agentes do governo federal para desbloqueio das rodovias
> Entenda por que caminhoneiros bloqueiam rodovias desde 7 de setembro