Os deuses do futebol parecem conspirar a favor do Joinville. Basta ver os resultados recentes dos times que brigam com o Tricolor para não cair de divisão. A vitória sobre o Oeste na sexta-feira, o principal rival nessa disputa, renovou as esperanças do JEC, que teve outra rodada favorável na luta contra o rebaixamento.
Continua depois da publicidade
No sábado, o time do técnico Ramon Menezes foi beneficiado pela derrota do Bragantino, que perdeu para o Bahia por 3 a 2 e caiu para a Série C, e pela vitória do Náutico sobre o Tupi por 4 a 1, que manteve a equipe pernambucana viva na briga pelo acesso à elite – na última rodada, o Náutico enfrenta o Oeste.
É claro que além da “forcinha divina” que o Tricolor vem recebendo, ele precisa fazer a sua parte diante do Vila Nova, na Arena, no próximo sábado, com os portões fechados – o clube cumpre punição pela confusão ocorrida na partida contra o Avaí, no dia 23 de setembro, quando torcedores atiraram rojões no gramado – e, pelo menos, somar um ponto.
Se o JEC empatar e o Oeste perder, o time catarinense se garante na Série B por mais um ano – os dois times somariam 38 pontos, mas o Joinville levaria a melhor nos critérios de desempate. Só que o Oeste também pode fazer valer a sua especialidade: a de empatar jogos. Aí, a única chance para continuar na Segundona será vencendo o Vila Nova.
Continua depois da publicidade
E essa tarefa, aparentemente simples, na prática não é. Isso porque o Vila Nova é simplesmente o segundo melhor visitante do Brasileiro – somou 30 pontos em 18 jogos -, enquanto que o Joinville é o segundo pior mandante – fez 20 pontos em 18 jogos.
– Sabemos da necessidade que temos para o próximo jogo. Estamos felizes, mas desde já é necessário estar concentrado. O grupo se mantém motivado, trabalhando e dá o seu melhor – disse o técnico Ramon Menezes, após o jogo de sexta-feira.
Tudo indica que mais uma vez o JEC terá de derrubar estatísticas e fazer valer a sua tradição. O time já mostrou seu potencial e provou isso diante do Oeste, vencendo e interrompendo uma série de sete empates seguidos do adversário. Mas ninguém vai reclamar se os deuses do futebol continuarem dando aquela “forcinha extra”.
Continua depois da publicidade
Leia as últimas notícias sobre o Joinville Esporte Clube no AN.com.br
O QUE O JEC PRECISA
– Empatar com o Vila Nova – se o Oeste perder para o Náutico.
– Vencer o Vila Nova – se o Oeste empatar com o Náutico.
– Derrota para o Vila Nova, rebaixa o time para a Série C.
Sites divergem sobre chances de rebaixamento
– Três sites de prognósticos divergem sobre as chances de rebaixamento de Joinville e de Oeste para a Série C. O Infobola, por exemplo, é o que aponta um maior equilíbrio na disputa – 54% de chances de queda para o JEC e 46% para o Oeste. No do Chance de Gol, o Oeste é o que tem maior probabilidade de queda (57,3%), diferentemente da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que aponta 62,2% de chances de descenso para o Tricolor.
OS PROGNÓSTICOS DE QUEDA
UFMG
Oeste – 37,8%
Joinville – 62,2%
Infobola
Oeste – 46%
Joinville – 54%
Chance de Gol
Oeste – 57,3%
Joinville – 42,7%