Um caminhão-pipa abasteceu o reservatório utilizando a água do hidrante localizado na SC-401, próximo ao posto da Polícia Militar Rodoviária, no Norte da Ilha, na manhã deste sábado. No caminhão, havia somente os telefones e a inscrição Água Potável. O telefone fixo pertence à empresa A Relâmpago, dedetizadora e desentupidora, situada no Bairro Jardim Atlântico, no Continente, que também trabalha com serviços de entrega de água.

Continua depois da publicidade

O caminhão já foi avistado outras vezes por motoristas e moradores que passaram pela rodovia nos últimos dias. O militar reformado Edgardo Ronald de Almeida Cardoso foi uma das pessoas que presenciou a coleta da água, por volta das 11h deste sábado.

Sem se identificar, a reportagem do DC tentou contratar o serviço de entrega de água, mas segundo o atendente, a empresa está prestando serviços para a Casan e foi autorizada a coletar água no local. A contratação seria feita somente pelo 0800 643 0195, da Casan, e não diretamente com a empresa.

Gerente regional da Casan, Marcelino Dutra explica que a empresa tem dois contratos distintos de prestação de serviços para a Casan, um é para operar o ano todo e outro para o período da temporada, em que foram disponibilizados seis caminhões com capacidade de 6 mil a 40 mil litros. A empresa é a única autorizada a usar água dos hidrantes, que são gerenciados pela Casan. O contrato vence após o Carnaval.

Continua depois da publicidade

Segundo Dutra, o hidrante está ligado à rede normal de distribuição e a água é potável. A entrega da água pelo caminhão-pipa deve ser solicitada pelo telefone de atendimento da Casan.

– Normalmente, a Casan cobra do usuário. Mas nesta situação vamos fazer uma avaliação se o serviço será cobrado – explica Dutra.

Se a Casan optar pela cobrança, os valores devem vir na fatura de fevereiro.