A coisa fedeu na manhã da última segunda-feira na Servidão Fruta Verde, nos Ingleses. Moradores flagraram o momento em que o caminhão de uma desentupidora despejava clandestinamente dejetos na rede de esgoto da Casan, filmaram a ação e chamaram a polícia. O motorista ainda teria corrido atrás do moradores com uma barra de ferro.

Continua depois da publicidade

Veja o vídeo:

Segundo Lindomar Grieger, que trabalha na oficina mecânica do irmão na rua, eles já desconfiavam que caminhões estavam despejando esgoto na rede servidão, mas nunca tinham conseguido flagrar:

– Era só chover forte que acabava entupindo e vazando a rede, e toda vez que chamávamos a Casan para consertar eles falavam que o volume não era normal para aquela servidão, e perguntavam se não tínhamos visto nada de errado. Agora já sabemos o motivo – disse.

Continua depois da publicidade

Leia também:

.: Todas as notícias da Grande Florianópolis

.: Curta a página da Hora de Santa Catarina no Facebook

O mecânico conta que assim que o sobrinho viu o caminhão foi conversar amigavelmente com o funcionário da desentupidora, pedindo para ele não fazer aquilo, mas ele não quis conversa e o ofendeu. Quando os homens disseram que iriam chamar a polícia e utilizaram um veículo para bloquear a saída do caminhão da servidão, o motorista teria se revoltado e corrido atrás deles com uma barra de ferro.

De acordo com o delegado Nivaldo Rodrigues, da Delegacia dos Ingleses, os envolvidos foram ouvidos na delegacia e liberados. O caminhão foi apreendido por infração administrativa, pois estava com documentação atrasada.

– Como foi na própria rede de esgoto, já oficiei a Casan para saber qual a infração cometida, e aguardo o retorno deles para dar continuidade ao inquérito – informou o delegado.

Continua depois da publicidade

De acordo com assessoria de imprensa da Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), a infração deve ser resolvida pela Casan. O ato poderia ser qualificado como crime ambiental somente se o esgoto tivesse sido despejado na rede pluvial, em rios, no mar ou até em terrenos de via públicas.

Casan aguarda notificação para verificar se houve infração

Por meio da assessoria de imprensa, a Casan informou que as empresas de coletas de esgoto credenciadas devem depositar os resíduos nas estação de tratamento em que foi feito o credenciamento.

A Casan ainda não recebeu a notificação oficial da Polícia Civil, mas declarou que assim que tiver o documento vai avaliar o caso e a desentupidora poderá sofrer as sanções administrativas.

Continua depois da publicidade

Desentupidora alega que teve problema mecânico

De acordo com a proprietária da Desentupidora Sugão, Patrícia Stefanie, o caminhão teve um problema no depurador, e para evitar o vazamento em ruas o funcionário optou por descarregar uma parte dos dejetos na rede da servidão.

A mulher afirma que a empresa possui todos os alvarás para funcionamento, e paga as taxas da Casan para o despejo do conteúdo no local correto, na Cachoeira do Bom Jesus, no Norte da Ilha, e não cometeu crime ambiental. Patrícia disse que o motorista já foi advertido e negou que tenha ameaçado os moradores com uma barra de ferro.

– Infelizmente ele cometeu este erro, sabemos de outras empresas que fazem coisas erradas, talvez por isso os moradores ficaram revoltados, mas não vai mais acontecer – disse.

Continua depois da publicidade