Impressionante. É assim que o secretário de Obras de Itajaí, Tarcízio Zanelato, definiu a primeira semana de atividades do caminhão Cata Treco, projeto da prefeitura que busca ajudar no combate aos focos do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, no município. Ao todo, os eletrodomésticos e eletroeletrônicos descartados por moradores de quatro bairros por onde o caminhão passou até quarta-feira somaram 20 toneladas de entulho.
Continua depois da publicidade
Entre os objetos mais levados pelo caminhão _ computadores, televisores, secadoras, geladeiras e sofás _ o que chamou atenção do poder público e da Reciclavale, a cooperativa que é parceira no serviço, foi o estado de conservação dos itens. Zanelato conta, por exemplo, que uma televisão em perfeito estado que foi jogada fora acabou sendo levada por um dos servidores da prefeitura. Já uma geladeira, que também estava funcionando perfeitamente, foi para a cozinha da casa de outro funcionário.
:: Caminhão Cata Treco vai recolher itens descartados em Itajaí
:: Caminhão Cata Treco passa pelo bairro Dom Bosco, em Itajaí, nesta sexta-feira
A ideia inicial era de que o projeto João de Barro fizesse a triagem dos itens que ainda podem ser usados, mas conforme o secretário, a entidade ainda não se manifestou sobre o recolhimento dos objetos armazenados na Secretaria de Obras.
Continua depois da publicidade
– Foi muito acima do que nós esperávamos. Eu tinha uma ideia de como seria, até por isso que criamos o projeto, mas foi surpreendente a adesão da comunidade – comemora Zanelato.
Tendência é aumentar o número de coletas
Com a programação fechada até sábado, o Cata Treco deve ter percorrido pelo menos 11 bairros, entre eles o São João, região que, por conta da demanda, recebeu o caminhão em dois dias seguidos.
– Na quarta-feira o caminhão encheu em duas horas. Era muita coisa para ser recolhida – comenta o secretário.
Apesar do volume de objetos descartados ter sido maior nos primeiros dias de operação do caminhão, Zanelato, acredita que a tendência é de que o serviço aumente.
Continua depois da publicidade
– As pessoas vão ficar acostumadas com a coleta e vão se organizar para isso. Apesar das críticas sobre a proibição de deixar os objetos nas calçadas, a comunidade entendeu bem a dinâmica. A tendência é o serviço aumentar cada vez mais a medida que ficar conhecido – avalia.
Seguindo o cronograma estipulado pela secretaria de obras, nesta sexta-feira o Cata Trecho deve circular pelo bairro Bambuzal. Já na segunda-feira o itinerário contempla o Loteamento Nilo Bittencourt e do dia 1º ao dia 3 de março é a vez do bairro São Vicente. A semana fecha com o caminhão passando pela Cidade Nova.
FIQUE ATENTO
– Dia 26 – Bambuzal
– Dia 29 – Loteamento Nilo Bittencourt
– Dias 1, 2 e 3 de março – São Vicente
– Dias 4 e 5 de março – Cidade Nova