Um caminhão carregado de lixo tombou na manhã desta segunda-feira (9) na avenida Gustavo Richard, em Florianópolis. O acidente aconteceu por volta das 10h40min, próximo à cabeceira da ponte Colombo Salles, e complicou o trânsito na saída da Ilha de SC.

Continua depois da publicidade

O caminhão prestava serviços para Comcap e transportava cerca de 40 toneladas de lixo, que eram levados para aterro sanitário. O motorista sofreu ferimentos leves.

Ao tombar, o veículo derrubou o lixo na pista e ocupou três das quatro faixas da avenida. O bloqueio causou congestionamentos e as filas se estenderam até o túnel Antonieta de Barros.

O trabalho de limpeza e de retirada do caminhão da pista durou até por volta das 13h30min, quando a passagem de veículos no local foi totalmente liberada, conforme a Guarda Municipal.

No entanto, os reflexos no trânsito dentro da Ilha continuavam até o começo da tarde. Segundo a Guarda, por volta das 14h ainda havia congestionamentos na Beira Mar Norte e no Sul da Ilha.

Continua depois da publicidade

caminhão de lixo
(Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Motorista disse que tentou desviar de carro

Em entrevista à CBN Diário, o motorista do caminhão, Jonatan Garcia, afirmou que o caminhão tombou quando ele tentou desviar de um "carro que reduziu a velocidade" na frente da carreta. A manobra para evitar colidir no automóvel teria interferido na carga de 40 toneladas de lixo, segundo a Comcap, o que fez o veículo tombar.

A reportagem da CBN Diário também revelou que o caminhão não tinha tacógrafo. O equipamento é obrigatório em veículos pesados e serve para registrar a velocidade e as oscilações dela durante um período específico de tempo. A ausência ou falha do aparelho é uma infração considerada grave pelo Código de Trânsito Brasileiro e pode ser punida com a aplicação de multa no valor de R$ 195,23.

caminhão de lixo
(Foto: Diorgenes Pandini, NSC Total)

Leia também

Aumento de acidentes causados por óleo na pista motiva campanha da Guarda Municipal em Florianópolis

Homem é morto com tiro na cabeça e outro fica em estado grave após briga em boate de Palhoça