Um motorista de caminhão quase bateu em um trem na BR-280, em São Francisco do Sul. Toda a movimentação foi flagrada por um casal que passava pelo local na terça-feira (19). O vídeo, que mostra um veículo atravessando a ferrovia na frente de um trem em movimento, viralizou nas redes sociais.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

O casal dirigia pela BR-280, em frente ao porto da cidade, quando notou a passagem do trem e iniciou a filmagem. Na via paralela, a rua Engenheiro Leite Ribeiro, seguia um caminhão que atravessou a ferrovia no mesmo momento em que o trem fazia o cruzamento. As imagens ainda mostram que o maquinista freia o trem, que fica parado sobre a via.

Ministério Público denuncia motorista e dono do caminhão que matou equipe de remo na BR-376

Continua depois da publicidade

O vídeo foi gravado por César e Daia, que possuem um perfil de viagens no Instagram, o 100destinosc, e publicado em páginas e perfis das redes sociais na região, como Ideal Web TV e Cardoso Notícias. Em uma das publicações, já há mais de 80 mil reproduções do vídeo.

A equipe do NSC Total entrou em contato com a Rumo para saber se o caso foi notificado e quais são as recomendações para os motoristas nestes casos, mas não obteve retorno até a publicação da matéria. O artigo 212 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) cita que deixar de parar o veículo  antes de transpor, ou seja, passar por linha férrea é uma infração gravíssima com pena de pagamento de multa.

Veja o vídeo

O que diz a empresa Rumo

Segundo a Rumo, que administra o transporte em ferrovias, o motorista do caminhão desrespeitou a sinalização e ignorou os procedimentos de segurança recomendados — “pare, olhe e escute”. O maquinista acionou a buzina e os freios de emergência, mas, devido ao peso e ao tamanho da composição, uma parada imediata é praticamente impossível.

A concessionária ressaltou que, conforme as leis do CTB, a linha férrea é sempre preferencial. As passagens em nível, ou seja, os cruzamentos entre rodovia e ferrovia contam com sinalização vertical (placas de trânsito – pare, olhe e escute) e horizontal (pinturas no asfalto).

Continua depois da publicidade

A empresa informa que tem se empenhado na conscientização e prevenção de acidentes, realizando diversas campanhas em vários municípios por onde a ferrovia passa. A Rumo reforçou a importância do cumprimento das normas de trânsito, especialmente ao cruzar passagens em nível e para garantir a segurança de todos, pede que a população siga as orientações de segurança:

  • Sempre pare o veículo antes de realizar a travessia e certifique-se de que não há trens se aproximando;
  • Para realizar uma travessia segura, tenha atenção redobrada à sinalização visual (placas de trânsito) e sonora (buzina da locomotiva);
  • Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), atravessar uma passagem em nível sem antes parar é infração gravíssima;
  • Fique atento à sinalização de Pare, Olhe e Escute. Essa atitude salva vidas.

Leia também

Como serão usados drones “falantes” no litoral do PR

Fotos históricas mostram “construção” da cidade mais antiga de SC

Caravelas-portuguesas surgem em praia de SC e geram alerta sobre risco de queimadura