A violência contra o idoso acontece principalmente dentro de casa. São agressões de ordem física, psicológica e até financeira. O idoso pode ser alvo de vários abusos que passam despercebidos por muitos.
Continua depois da publicidade
Com o aumento da expectativa de vida, a tendência é de que o problema se agrave, na visão da presidente do Conselho Municipal do Direito do Idoso (Comdi), Luciane Pereira Frutuoso. Para ela, nem o governo e nem as famílias estão preparadas para lidar com a situação.
:: Saiba mais sobre o que acontece em Joinville
Uma das reivindicações é não deixar o idoso sozinho, que só agrava problemas emocionais e físicos. A cidade, diz Luciane, deveria ter vários centros de convivência, onde o idoso pudesse passar o dia, todos os dias da semana.
Continua depois da publicidade
Em Joinville, são 43 mil pessoas com mais de 60 anos e que viverão mais do que a média nacional, 74,5 anos, contra 72,7 anos, no Brasil.
Para chamar a atenção ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, instituído em 2006, um grupo de idosos se reuniu às 9 horas em frente à Casa da Cultura, no Centro de Joinville, para uma caminhada bem-humorada até à Câmara de Vereadores.
A mobilização teve direito a alongamento e dança, uma forma saudável de lutar por qualidade de vida.
Saiba onde denunciar:
Conselho do Idoso: 3432-8543
Delegacia do Idoso: 3433-9737
Direitos Humanos: Disque 100