Não é preciso experiência, muito menos equipamentos sofisticados. Bastam roupas e calçados confortáveis. As belas paisagens, o cheiro do campo, a companhia e o percurso estão garantidos no roteiro do Caminhos do Vale, que incentiva a população a fazer caminhadas pelo interior de Jaraguá do Sul. Com um guia experiente, os participantes também aprendem um pouco da história e geografia das localidades por onde passam.

Continua depois da publicidade

:: Confira mais notícias de Jaraguá do Sul e região ::

O casal Laércio e Silvana Müller é frequentador assíduo do programa e também faz parte de outros grupos de caminhada, como o Clube do Andarilho.

Continua depois da publicidade

– Viemos para apreciar a natureza e os locais, que são muito bonitos – opina ele.

A quantidade de novatos tem surpreendido os organizadores do projeto, que supera 100 pessoas por edição com facilidade.

Em Jaraguá do Sul a passeio, Moacir Pereira, de 63 anos, dava os primeiros passos de mãos dadas com a neta Daniele, de 11 anos, que por sua vez veio a convite dos pais Fabiano Raimundo e Silene Pereira.

– Eu já participei duas vezes e insisti para ele vir junto dessa vez – conta a menina, com um sorriso tímido.

O Caminhos do Vale nasceu de uma parceria da Prefeitura de Jaraguá do Sul com a agência de viagens Vivendo Turismo. O guia Irineu Junkes reforça os três objetivos: praticar exercício, fazer amigos e visitar lugares diferentes.

Continua depois da publicidade

O grupo se reúne sempre na praça Ângelo Piazera, às 7h30 de domingo, enche dois ônibus e mais alguns carros de apoio e segue em direção à localidade escolhida, com previsão de retorno por volta do meio-dia. O participante só precisa de disposição, pois a atividade é gratuita.

Um desafio diferente

No primeiro domingo de março, percorremos nove quilômetros entre o bairro Santa Luzia, a ponte da Trindade e a Vila Itoupava, em Schroeder. Apesar de ter grau de dificuldade baixo, pois não há subidas íngremes, a impressão é que nos últimos metros levamos dois tijolos presos aos pés.

Assim como eu, Eberton Trentin e Solange Hold aderiram à atividade, participando pela primeira vez. Mesmo já fazendo bastante esporte durante a semana, a caminhada no final de semana também entrou no roteiro do casal, que pretende participar outras vezes.

As imagens se alternavam entre a estrada de chão com plantações de arroz e residências, até o asfalto que passa em frente a fábricas e comércios centenários. A ponte da Trindade serviu de parada para fotos. Mais à frente, um bar recepcionou os participantes para um descanso com água, frutas e pastel. No ponto final, uns lembram do alongamento, outros só querem água, mas todos pousam para a foto de encerramento.

Continua depois da publicidade