No próximo dia 15 de novembro, será realizada a quarta edição da Caminhada das Religiões de Matriz Africana, em Chapecó. O evento conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação Cultural.
Continua depois da publicidade
Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp
A caminhada terá início às 14h, na Praça Coronel Bertaso, e deve reunir comunidades de terreiros da cidade e região. A intenção é celebrar a ancestralidade e reforçar a luta contra a intolerância religiosa, segundo a organização.
— Hoje, o movimento não é só contra a intolerância religiosa. É para mostrar a nossa fé, nossa prática, e que não estamos sós. Há muitas casas, muitas pessoas que acreditam no mesmo objetivo: levar a nossa fé além dos nossos terreiros — destaca Neiza Pedretti, uma das organizadoras.
Segundo ela, a caminhada também tem o intuito de fortalecer a relação entre os próprios terreiros.
Continua depois da publicidade
— A nossa fé é tão legítima quanto qualquer outra. Não há nada a esconder. Cada religião tem sua prática, mas a fé é uma só e todos acreditam em algo maior. É esse sentimento de união que queremos transmitir. Vamos fazer desta caminhada um marco de paz e amor, mostrando que as religiões de matriz africana têm importância e espaço na construção de uma sociedade mais justa e acolhedora — pontua.
A organização convida a todos que queiram participar. Líderes religiosos e simpatizantes são incentivados a estar trajados com suas roupas tradicionais e guiados por atabaques e cânticos que simbolizam a força e a espiritualidade dessas religiões.
Veja fotos das edições anteriores
Leia mais
Santa Catarina tem mais de 30 investigações por intolerância religiosa no MP
Quem são os deputados catarinenses contra e favor do fim da escala 6×1