A atriz Camila Pitanga usou a foto histórica de uma mulher de Jaraguá do Sul nas redes sociais para celebrar o Dia da Conquista do Voto Feminino. A publicação foi feita na semana passada com a imagem do que seria o título eleitoral de Alvina Bortolini Panstein, de 1957.

Continua depois da publicidade

> Quer receber notícias de Joinville e Norte de SC por WhatsApp? Clique aqui

Ela foi uma das primeiras mulheres de Jaraguá do Sul a exercer o direito do voto. Alvina nasceu em 1919, morava no bairro Barra do Rio Cerro, era casada e exercia a profissão de doméstica. A jaraguaense era registrada na 17ª zona eleitoral e votava na 12ª seção.

Na publicação, Camila Pitanga não fala especificamente sobre o caso jaraguaense, mas detalha o histórico de luta pela conquista do voto feminino no Brasil. A lei que permitiu as mulheres votarem nas eleições foi assinada em 1932, por Getúlio Vargas.

> Mulheres são maioria entre candidatos que não receberam voto, segundo TSE

Continua depois da publicidade

No início, era restrito à mulheres casadas com autorização do marido, viúvas ou solteiras com renda própria. Apenas em 1946 o voto se tornou obrigatório para as mulheres no Brasil.

– Quando perguntarem porque devemos lutar mais e mais por mulheres na política, pela participação feminina nos debates públicos, precisamos lembrar dessa data e que há menos de um século, o simples direito de escolher quem iria nos governar, nos era proibido – destacou Camila.

> Câmara de Florianópolis terá a maior bancada feminina dos últimos 85 anos

Documento de Alvina Bortolino Panstein, de Jaraguá do Sul
Documento de Alvina Bortolino Panstein, de Jaraguá do Sul (Foto: Reprodução)

Leia também

> Idosos acima de 80 anos podem agendar vacina contra a Covid-19 em Joinville

Continua depois da publicidade

> Norte de SC registra alagamentos e deslizamentos de terra; veja fotos e vídeos