A Camerata Florianópolis, com regência do maestro Jeferson Della Rocca, apresenta nesta quinta-feira, no Teatro Ademir Rosa (CIC), um concerto especial com formação sinfônica interpretando obras dos compositores Brahms, Glinka e Dvorák.

Continua depois da publicidade

Camerata Florianópolis irá tocar no Rock in Rio com Steve Vai

Este é o último concerto da orquestra neste semestre, e a formação apresentada é semelhante a que será levada ao Rock in Rio, em setembro. Serão interpretadas a abertura da ópera Ruslan e Ludmila, de Mikhail Glinka, Abertura Trágica e Dança Húngara No 5, de Johannes Brahms, e Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”, de Antonín Dvorak. A Camerata fecha esta primeira etapa do ano com concertos no interior do Estado e com a gravação do CD Camerata In Jazz.

Sobre as obras

Continua depois da publicidade

Ruslan e Lyudmila: Ópera em cinco atos, foi composta por Mikhail Glinka entre 1837 e 1842. É baseada em poema de mesmo nome de Alexander Pushkin. Nos dias de hoje, a parte mais conhecida da ópera é a sua abertura, que consiste numa música vibrante, de passagens muito rápidas exigindo técnica apurada por parte da orquestra.

Abertura Trágica: No verão de 1880, Johannes Brahms estava na cidadezinha de Bad Ischl, escrevendo uma abertura sinfônica para responder à homenagem prestada a ele pela Universidade de Breslau, a chamada Abertura Festiva. De impulso, criou Abertura Trágica como antagonista à outra, “uma sorri e a outra chora”, ele comentou. Trata-se de uma obra sinfônica cheia de intenção dramática.

Dança Húngara: Admirador da música húngara cigana, Brahms teve contato com esse tipo de música aos 19 anos, quando acompanhou ao piano o violinista húngaro Ede Reményi em uma turnê. A experiência influenciou a composição das Danças Húngaras. Elas formam um conjunto de 21 Danças. A Dança Húngara nº5 é a mais popular de todas.

Continua depois da publicidade

Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”: Em meados de 1892, Dvorák esteve a trabalho nos Estados Unidos. Assim que pisou em solo americano, ficou deslumbrado com a nova cultura e os novos sons e ritmos que ecoavam pelas ruas. Esses aspectos influenciaram diretamente na sonoridade de sua nova criação, que tornou-se sua obra mais conhecida, a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo”. Na missão espacial Apollo 11, Neil Armstrong (primeiro homem a pisar na lua), levou uma gravação da obra.

Agende -se

O quê: Camerata Florianópolis

Quando: Quinta-feira (18), às 21h

Onde: Teatro Ademir Rosa (CIC), Avenida Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 – Agronômica

Quanto: R$30

Ingressos à venda no Blueticket