O espetáculo anual Rock in Camerata, realizado no Teatro Ademir Rosa, no CIC, é um dos maiores sucessos da Camerata Florianópolis e também um dos mais aguardados. As primeiras três noites, de quinta a sábado, estão esgotadas. No domingo foi aberta uma sessão extra, mas quem quiser assistir tem de correr: há poucos ingressos disponíveis.
Continua depois da publicidade
Confira a programação para curtir durante a semana em SC
Esta é a segunda vez que a orquestra se apresenta na cidade após o sucesso do show com Steve Vai no Rock in Rio, no dia 25 de setembro. Em outubro, o espetáculo passou por Capinzal, Chapecó e São Miguel do Oeste, com lotação máxima em todos os municípios, e uma média de 1,5 mil pessoas em cada local.
— Há uma expectativa muito maior. Estivemos em um evento de evidência mundial e em uma apresentação que foi muito elogiada. A gente sentiu que a pressão aumentou, mas é uma pressão gostosa — revela o maestro Jeferson Della Rocca.
Continua depois da publicidade
Em Florianópolis, o espetáculo será mais elaborado, com arranjos de Alberto Heller. Quem já teve a oportunidade de assistir a outras edições do Rock in Camerata vai perceber uma mudança na orquestra, que vem com mais peso e, segundo Heller, em um diálogo de igual para igual com a banda:
— É inevitável que a guitarra e bateria, por exemplo, sobressaiam. Mas essa era uma discussão que já tínhamos antes do Rock in Rio e que com o Steve Vai ficou ainda mais forte. Decidimos fazer então um trabalho mais autoral, apresentando as músicas em uma nova roupagem.
O músico Daniel Galvão toca violoncelo na Camerata desde 2006. Fã de rock, ele subirá especialmente ao palco e será um dos vocalistas do espetáculo ao lado de Carla Domingues e Rodrigo Matos.
Continua depois da publicidade
— Colocamos sete músicas novas no repertório, junto com outras que já apresentamos nos últimos oito anos. As mudanças no arranjo deram uma cara diferenciada para que não sejam apenas covers — conta.
O Rock in Rio parece mesmo ter contagiado positivamente a equipe. A banda Brasil Papaya, que também tocou ao lado de Steve Vai, estará presente. Rodrigo Paiva, que foi o primeiro baterista e um dos idealizadores do Rock in Camerata, também está de volta depois de um tempo afastado para estudos.
— Neste ano está se quebrando a questão de preservar tanto as versões originais das músicas. Além dos arranjos novos que valorizam mais a orquestra, há também outro reflexo: a parte de percussão estará maior e teremos inclusive um solo de percussão — destaca a produtora Maria Elita Pereira.
Continua depois da publicidade
Confira o repertório
Beethoven – Sinfonia 5
Kiss – Detroit Rock City
Rainbow – Stargazer *
Yes – Soon *
Whitesnake – Judgement Day *
Black Sabbath – Changes *
Pink Floyd – The Great Gig in the Sky
Korsakov/Europe – O Voo do Besouro
Queen – Bohemian Rhapsody *
Nirvana – Come as You Are *
Rush – The Spirit of Radio
Guns’n Roses – Sweet Child O’mine
Deep Purple – Burn *
*inéditas
Agende-se
O quê: Rock in Camerata
Quando: de quinta a sábado (sessões esgotadas), às 21h, e domingo, às 20h Onde: Teatro Ademir Rosa – CIC (Av. Gov. Irineu Bornhause, 5.600, Agronômica, Florianópolis)
Quanto: R$ 80 e R$ 40 (meia-entrada), à venda no local ou via Blueticket Informações pelo site