Sorria, você está sendo filmado! Você realmente fica feliz com a notícia de que há câmeras vigiando? Essa discussão é antiga: até que ponto as câmeras de vigilância significam segurança e onde começa a invasão de privacidade? E não é pra menos, já que esses dispositivos, atualmente, estão presentes em praticamente todos os locais, sejam eles públicos ou privados.
Continua depois da publicidade
Na cidades de médio ou grande porte, as câmeras de vigilância são tidas como instrumentos essenciais de segurança. Tanto é que, quando acontece algum crime, o primeiro questionamento que se faz é sobre a existência das imagens que registraram o ocorrido. Mas não é apenas nas ruas que elas fazem diferença – nas empresas e nas residências elas também podem evitar algum crime ou ajudar na investigação após uma invasão, por exemplo. Em escolas, elas são cada vez mais comuns. Nesses locais, por meio da internet, os pais podem acompanhar a rotina escolar de seus filhos em tempo real.
Como a discussão sobre segurança envolve a questão da privacidade
Somos filmados em toda parte. Em elevadores, portarias de prédios, bancos, ruas, supermercados, tal como se vivêssemos em um imenso reality show. Isso muitas vezes se torna algo incômodo para as pessoas, mas, ainda assim, a maioria delas parece disposta a ceder parte da sua privacidade em nome da segurança.
Segundo uma pesquisa do instituto Datafolha divulgada pela Jovem Pan, 36% dos brasileiros consideram a implantação de câmeras de monitoramento integradas às centrais de polícia a principal saída para a melhoria da segurança pública no País.
Atualmente, não há uma lei específica que regulamente a implantação e o uso de câmeras de segurança no Brasil. Por isso, o ideal é que um sistema de vigilância seja implantado por uma empresa especializada, que levará em conta a ética e o respeito aos direitos de privacidade que são garantidos pela Constituição.
Continua depois da publicidade
Segundo Alexandre Avanzi, administrador de empresas e colaborador da Revista Security, publicação especializada em segurança, é fato que a vigilância com câmeras é um dos meios mais eficientes para prevenção e controle da segurança patrimonial e pessoal, afinal, elas possibilitam ver e gravar imagens de locais vulneráveis ou de risco.
Diariamente, observamos notícias e reportagens relacionados à efetividade das câmeras quando o assunto é segurança pública. Hoje, investir em câmeras deixou de ser um luxo para se tornar uma necessidade. Seja para impedir o ato de um criminoso ou para denunciar uma ação corrupta, a realidade é que as câmeras já fazem parte do nosso dia a dia.
Dicas para acertar na instalação das suas câmeras de vigilância
Como a questão das câmeras de vigilância envolve a segurança e a privacidade, o ideal é que a empresa que irá realizar a sua instalação tenha em mente os preceitos básicos de respeito à imagem e direito das pessoas. A empresa contratada também deve conhecer os locais onde as câmeras podem ser devidamente instaladas, assim como alertar o contratante sobre os riscos legais de instalações em locais indevidos.
Vale lembrar que não é possível que qualquer pessoa divulgue ou tenha acesso às gravações das câmeras de vigilância. Para divulgar as imagens, geralmente é necessário obter uma ordem judicial, garantindo que todos possam se sentir realmente seguros com o uso desses equipamentos.
Continua depois da publicidade
Justamente pelo debate entre maior segurança ou garantia da privacidade, todo cuidado é essencial no estudo de um plano de vigilância e na instalação de câmeras de monitoramento ou de segurança. Nesses casos, sempre deve ser preservada a privacidade dos trabalhadores/moradores.
O objetivo das câmeras é proteger e jamais expor. Para que não haja problemas envolvendo a questão da invasão da privacidade, o ideal é pesquisar empresas responsáveis e que já tenham experiência de mercado. Assim, é possível evitar contratempos e até possíveis processos acerca desse tema.
A Khronos é pioneira nesse setor em Santa Catarina, contando com 33 anos de atividade no mercado. A empresa é conhecida por gerenciar com eficiência e cuidado mais de 30 mil clientes.
Para conhecer melhor as soluções da Khronos, acesse o site da empresa e tire suas dúvidas com um especialista.
Continua depois da publicidade
Conteúdo patrocinado pela Khronos e produzido pelo Estúdio NSC Branded Content.