A prefeitura de Florianópolis informou que vai instalar câmeras de monitoramento 24 horas nas estações de tratamento de esgoto da Companhia Catarinense de Água e Saneamento (Casan). A medida faz parte do plano de ação para melhorar o saneamento básico da cidade, após índices ruins de balneabilidade das praias.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
De acordo com a prefeitura, as imagens serão disponibilizadas em um site com acesso liberado para qualquer pessoa, com objetivo de trazer mais transparência ao trabalho das estações.
— É claro que apenas imagens de uma água aparentemente limpa não servem como atestado de pureza. Por isso, paralelo, vamos intensificar as perícias nas estações para garantir ao cidadão que o seu esgoto está sendo devidamente tratado — explicou o prefeito Topázio Neto.
Por outro lado, segundo a prefeitura, apenas 70% das pessoas que poderiam estar conectadas na rede de esgoto fizeram a ligação. São mais de 15 mil casas, ou 50 mil pessoas na estimativa do município, onde a rede passa na frente e não estão ligadas.
Continua depois da publicidade
A data de instalação das câmeras ainda não foi informada. O objetivo, segundo a prefeitura de Florianópolis, é instalar no primeiro semestre de 2023.
Leia também
Infecções e diarreia: saiba as consequências de entrar em mar impróprio para banho
Santa Catarina tem 3 praias de nudismo, maior número do Brasil
SC tem “boom” de casos de dengue com crescimento de 335% em um ano