Câmeras individuais começaram a ser entregues aos policiais militares de Santa Catarina nesta segunda-feira (22). O equipamento fará parte do uniforme da corporação para uso nas ruas. Todas as interações entre a Polícia Militar e o cidadão serão filmadas.

Continua depois da publicidade

De forma experimental, o equipamento está em uso há seis meses por 130 equipes. A expectativa é que até o fim de agosto todas as patrulhas do estado tenham pelo menos um policial militar com a câmera individual.

– Quando ele (o policial) recebe o chamado da Centrl no tablet e comunica o sistema que está iniciando o atendimento, automaticamente, todas as câmeras vinculadas a essa equipe começam a filmar. A filmagem só é interrompida quando ele comunica no mesmo tablet que a ocorrência está encerrada – explicou o secretário de Estado de segurança pública coronel Araújo Gomes.

Ajuda à Justiça

A câmera fica instalada na parte da frente do uniforme para servir de recurso na hora de coletar provas. As imagens podem fazer parte inquérito ou em processo judicial, como explica a juíza auxiliar do Tribunal de Justiça de SC Carolina Ranzolin Fretta.

– Eu acho que todo processo criminal em que tenha policial é importante porque aí aqueles atores do processo podem sentir o que aconteceu na abordagem policial, o que é muito difícil através apenas de um depoimento transmitir – afirmou.

Continua depois da publicidade

Investimento

O material começou a ser distribuído em Florianópolis. Em 5 de agosto chega em Balneário Camboriú, no dia 7 em Joinville e dia 14 em Blumenau. No total, são 2.425 câmeras.

Além do áudio, a gravação também registra a data e o horário da abordagem policial. As câmeras só saem das fardas para serem carregadas.

A compra foi feita em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC). Foram investidos R$ 6,4 milhões, que vieram de penas convertidas em multas e fianças.

Com apoio da NSC TV.