Vídeos divulgados nesta sexta-feira (28) revelaram como agiam os ladrões de celulares na Oktoberfest Blumenau 2022. As câmeras de segurança foram determinantes para identificar os suspeitos e auxiliar a polícia em prisões em flagrante, inclusive. Assista abaixo.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
As gravações foram exibidas durante uma coletiva de imprensa da prefeitura para apresentar alguns números do balanço da segurança da Oktoberfest. Um representante da Minister, empresa responsável pelo serviço de segurança, mostrou as formas de atuação dos criminosos.
Um deles esbarrava nas vítimas para arrancar o celular das bolsas delas. Uma dupla de mulheres chegou a perseguir o alvo até encostar na bolsa e tirar o objeto. Em outra gravação feita por uma vítima, que filmava o “trenzinho” em meio à multidão, as ladras se aproximam, furtam o celular e escondem na bolsa delas sem serem percebidas.
As câmeras da festa ajudaram a equipe a identificar as “fridas ladras”. O caso foi noticiado pelo Santa. Uma delas foi presa em flagrante na primeira semana da festa, mas liberada após pagar fiança.
Continua depois da publicidade
Balanço positivo
A 37ª edição da festa, que terminou no último domingo (23), teve redução de 80% no número de furtos de celulares em relação a 2019, quando houve a 36ª edição. Para conquistar o saldo positivo, a direção da Vila Germânica monitorou eventos que ocorreram ao longo do ano para não repetir erros.
Foram 109 furtos de celulares durante os 19 dias de festa. Em 2019 foram 544. Ou seja, uma queda de 80%. Um carro foi furtado, mas recuperado horas depois pela polícia. A Polícia Militar envolveu 274 agentes na “operação Oktoberfest”, 23 a mais que na edição anterior. Aos finais de semana, o efetivo na festa era de 130 militares.
A PM foi uma das instituições que formou o comitê responsável pela segurança da festa, que contou com uma ajuda essencial: o uso de 200 câmeras espalhadas dentro e fora da Vila Germânica. O “Big Brother” da vida real identificou, através dos 50 aparelhos com capacidade de reconhecimento facial, nove pessoas com mandados de prisão em aberto. Todas foram levadas para o presídio.
Vídeo mostra ladrões na Oktoberfest
Leia também
Oktoberfest Blumenau zera furtos de carros nas primeiras duas semanas
Continua depois da publicidade