Uma câmera inovadora usada para verificar a rede pluvial de Florianópolis identificou pelo menos três ligações irregulares de esgoto doméstico nesta terça-feira (2). Durante uma fiscalização da Blitz Sanear no bairro Itacorubi, o equipamento forneceu imagens detalhadas das tubulações e de canos interligados de forma ilícita. Outros cinco locais ainda são suspeitos de ligação ilegal.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Capital, os pontos investigados foram detectados na Servidão José Antônio de Lima. Para avaliar a situação nas tubulações da região, as equipes utilizaram uma câmera endoscópica.

O equipamento permite que as equipes cheguem a locais de difícil acesso com mais facilidade e agilidade, em um método não-destrutivo. Com as imagens entregues pela tecnologia, os fiscais puderam ir até as residências suspeitas para testar a saída de efluentes em cada ponto.

Multas por esgoto irregular aumentam em Florianópolis e chegam a 318 imóveis em 2022

Continua depois da publicidade

As três ligações irregular de efluentes foram confirmadas a partir da testagem com a aplicação de corante em pias, banheiros e saída de máquinas de lavar das residências de onde partiam as tubulações. Nos outros cinco pontos não foi possível assegurar a ilegalidade pois as equipes da prefeitura não puderam adentrar as residências por algum motivo.

Equipes da prefeitura identificaram esgoto irregular no Itacorubi, em Florianópolis (Foto: Divulgação/PMF)

Conforme o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Fábio Braga, as equipes realizaram marcações na via para que as intervenções necessárias sejam efetuadas de maneira localizada e assertiva. Nesta quarta-feira (3), o trabalho de acesso à rede vai ser efetuado para a realização dos lacres nos pontos de descarte identificados.

Sul da Ilha, em Florianópolis, recebe alerta para não ficar poluído igual ao Norte da Ilha

— Essa foi uma inspeção motivado por relatos da equipe do Jardim Botânico. Há um canal no espaço que é a continuação da rede pluvial desta rua e os funcionários vinham suspeitando que havia descarte de esgoto na água. Em nenhuma hipótese a tubulação de esgoto deve ser ligada ao sistema dedicado ao escoamento da água da chuva e isso que precisa estar claro a casa morador — explica o secretário.

Leia também

Ligação correta à rede de esgoto poderá dar desconto em Florianópolis

IMA entrega pacote de licenças ambientais para obras em cinco regiões de SC