Pai e filha vão comandar duas das principais cidades do Litoral Norte de Santa Catarina. Leonel Pavan e Juliana Pavan, ambos do PSD, assumirão o comando respectivamente de Camboriú e de Balneário Camboriú. A dobradinha em família marca o início da “Dinastia Pavan” nas cidades irmãs depois de um primeiro turno marcado por acusações e clima hostil envolvendo Juliana e o principal rival político, Peeter Grando (PL).
Continua depois da publicidade
Saiba tudo sobre as Eleições 2024 em SC
Juliana, que já era vereadora em Balneário Camboriú, segue os passos do pai, que foi o chefe do Executivo da cidade entre 1989 e 1993, e entre 1997 e 2002. Ela venceu depois de atritos na reta final da campanha provocados após uma reportagem da Folha de S. Paulo expor detalhes sobre áudios que sugeriram que o pai, Leonel, teria prometido a empresários contratos em troca de um suposto caixa dois.
Essa reportagem foi utilizada em panfletos distribuídos pela campanha de Peeter Grando dias antes das eleições, o que provocou troca de farpas, novas desavenças e um clima bélico entre ambos. Juliana chamou a estratégia do rival de “suja” em uma série de vídeos publicados nas redes sociais. A Justiça Eleitoral chegou a barrar esse material do PL e a Polícia Militar apreendeu os conteúdos impressos.
Juliana Pavan venceu por uma diferença relativamente apertada, de cravados 2,5 mil votos. Ela teve 42,30% contra 38,71%. Durante boa parte da apuração, a candidata esteve atrás de Peeter, mas conseguiu a virada na reta final. Essa mesma emoção não viveu o pai: com 44,47% dos votos válidos diante de 29,83% de Edson Piriquito (MDB), o ex-governador teve um triunfo tranquilo para se tornar prefeito eleito da 14ª maior cidade do Estado.
Continua depois da publicidade
Essa é a primeira vez na longa carreira política que Leonel Pavan será prefeito de Camboriú. O experiente político já foi vereador em Balneário Camboriú, prefeito da cidade, deputado federal, deputado estadual, senador, vice-governador e governador, e agora preenche a cartela do bingo político ao se tornar chefe do Executivo da cidade vizinha àquela que o colocou em cena.
Já a apresentadora de TV e empresária Juliana Pavan foi eleita pela segunda vez, a primeira ao Executivo. A “Dinastia Pavan” terá como vices Josias Silva, em Camboriú, e Nilson Probst, em Balneário Camboriú.
Leia também
Jair Renan, filho de Bolsonaro, é eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú
Euforia e emoção marcam festa da vitória de Egidio Ferrari em Blumenau: “Acabou, chegamos”
Quem são os 15 vereadores eleitos em Blumenau nas Eleições 2024