Calçada da fama, camarins e sala dos jurados. Uma visita aos bastidores do Festival de Dança de Joinville, uma das atrações do evento, reúne grupos de visitantes para conhecer as estruturas do Centreventos Cau Hansen e a Feira da Sapatilha, totalizando 25 mil m² de passeio.
Continua depois da publicidade
Acesse para receber notícias de Joinville e região pelo WhatsApp
A reportagem do AN acompanhou a visita com um grupo na última quinta-feira (20). Acompanhados por uma instrutora, o início do passeio é pelas salas 8 e 9, que são dos jurados do festival. Depois, o destino é a sala 10, com cursos e alojamentos. Em seguida, o trajeto encontra a Escola Bolshoi, que promove aulas de danças clássicas de métodos russos.
Um dos destaques para os participantes foi a fachada do Centreventos Cau Hansen. Com 11 metros, a obra “O Grande Circo”, do artista joinvilense Juarez Machado, chamou a atenção deles, que arregalaram os olhos quando souberam que o pintor já morou em Paris, na França.
Em seguida, eles observaram cada nome na “calçada da fama”, que reúne homenagens a grupos e artistas que se destacaram nos últimos 30 anos do festival. Depois, o grupo conheceu os camarins com os diversos espelhos onde os dançarinos se arrumam antes das apresentações.
Continua depois da publicidade
A visita ainda passou pelo Instituto Festival de Dança, o Teatro Juarez Machado e o palco principal, onde todos registraram o momento com diversas fotos e ressaltaram o desejo de um dia dançar no local.
A atividade acontece com grupos de 30 a 40 pessoas, todos os dias, das 9h às 17h (exceto ao meio-dia), duram de 30 a 40 minutos e tem custo de R$ 20.
Estudante conhece bastidores e sonha com Argentina
Isabele Caetano, de 17 anos, veio de São Mateus do Sul (PR) e conheceu pela primeira vez o Festival de Dança de Joinville e participou da visita aos bastidores. Estudante de dança nos estilos contemporâneos, jazz, livre e urbana, ela aprovou a atividade.
— Foi incrível. O meu sonho é voltar aqui para dançar — destaca.
Ela e os amigos ficaram apenas um dia no festival, mas foi o suficiente para projetar passos ainda maiores.
Continua depois da publicidade
— Quero trabalhar com isso, quem sabe ser professora de dança. Mas meu maior objetivo é, um dia, dançar na Argentina, pois conheço bailarinas que são de lá — finaliza.
Leia também
VÍDEO: Menino de 2 anos viraliza ao subir no palco do Festival de Dança de Joinville
FOTOS: Veja como foi a Noite de Gala do Festival de Dança de Joinville
Noite de abertura do Festival de Dança de Joinville tem espetáculo vibrante contra o racismo