Não é história de pescador. Um camarão gigante foi encontrado no litoral de Santa Catarina, na região de Laguna. O crustáceo, capturado por um pescador local, media 1,20m e pesava 11kg.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias do DC via Telegram

A espécie em questão é a Macrobrachium rosenbergii, chamada de Camarão da Malásia, uma das mais cultivadas em todo mundo. Anualmente, a produção chega a 200 mil toneladas.

Camarão gigante impressiona por suas dimensões
Camarão gigante impressiona por suas dimensões (Foto: G1)

O tamanho médio do animal é 32cm e seu peso não costuma passar de 50g. O encontrado em Laguna, portanto, é um exemplar da espécie considerado atípico, não havendo registros recentes de um animal tão grande.

Continua depois da publicidade

Outras aparições do camarão gigante

Outro caso recente envolvendo um camarão gigante chamou a atenção de todo o país. A captura do animal aconteceu em junho de 2021, no litoral da Costa Branca do Rio Grande do Norte.

O crustáceo tinha 50cm de comprimento e 400g de peso. O grande feito também é atribuído a um pescador local. Seu nome é Gabriel Silva (80) e desde a infância ele pesca na região.

Segundo palavras do Sr. Gabriel, ele teria repetido a mesma façanha décadas atrás. “Eu quebrei meu próprio recorde. Em 1978 eu peguei um menor um pouquinho. Agora peguei esse, de 400g”.

Biólogos ouvidos pelo portal G1 informam que o animal encontrado é da espécie Macrobrachium rosenbergii, o chamado Camarão da Malásia. A hipótese mais provável é que criadores tenham o introduzido nas praias da região, uma vez que não se trata de uma espécie endêmica no nordeste brasileiro.

Continua depois da publicidade

> Relembre lagarta cachorrinho perigosa encontrada em SC

A temporada do camarão em Laguna

Entre os meses de novembro e junho, cerca de 5 mil pescadores sobrevivem da pesca do camarão rosa em Laguna. Os dados são do Sindicato dos Pescadores da região.

Entre 1° de julho e 15 de novembro, temos o chamado período de defeso, no qual a pesca é proibida em função da fase de procriação dos animais. Durante esses meses, os camarões deixam a bacia do complexo lagunar rumo ao oceano para realizar a desova. Como incentivo para interromper suas atividades, os pescadores recebem um benefício do Governo Federal.

Já durante a temporada de pesca, os trabalhadores costumam passar a noite em vigília organizando os rasteio. Muitos saem ao entardecer e retornam apenas quando o dia amanhece.

Em um dia considerado regular, com condições favoráveis de vento, os pescadores conseguem capturar cerca de 20kg do crustáceo, o que costuma ser possível a partir de janeiro. Segundo os pescadores locais, em dezembro os camarões normalmente aparecem em dimensões diminuta, chegando a seu tamanho normal somente nas semanas seguintes.

Continua depois da publicidade

> Crocodilo gigante já foi visto em Santa Catarina? Descubra

Camarão gigante é considerado iguaria em Florianópolis

Florianópolis é mundialmente famosa pelo cultivo de ostras, que são servidas como verdadeiras iguarias nos restaurantes da ilha. Outro prato também bastante badalado é o camarão gigante. Em muitos locais ele é preparado na brasa e servido com diversos tipos de molho.

Essa e outras variedades de camarão podem ser encontradas em um dos mais belos cartões postais de Florianópolis, a Lagoa da Conceição. Além de toda sua beleza natural, a região também é conhecida como umas das mais ricas Rotas Gastronômicas da Ilha.

Foi justamente na região da Lagoa que surgiu a famosa sequência de camarões, em que o cruatáceo é servido em três formas de preparo – empanado, alho e óleo e ao bafo. O camarão também marca presença como acompanhamento de peixe empanado ao molho de ervas, casquinha de siri e guarnições.

Quais são os tipos de camarão?

Você conhece quais são os tipos de camarão encontrados na natureza? Basicamente, podemos dividi-los entre os marinhos e os de água doce. Vejamos quais espécies pertencem a cada grupo.

Continua depois da publicidade

> Jacarés “curtem” a Praia do Forte durante o Verão

Camarão marinho

Entre as principais espécies de camarão matinho temos:

  • O camarão-de-patas-brancas ou camarão-do-Pacífico ou camarão-cinza (em inglês: whiteleg shrimp ou Pacific white shrimp) pertence à espécie Litopenaeus Vannamei, originalmente encontrada no Oceano Pacífico. Este é o tipo de camarão mais cultivado em fazendas no mundo, inclusive no Nordeste do Brasil.
  • O camarão-tigre-gigante (em inglês: giant tiger prawn) pertence à espécie Penaeus Monodon, encontrada no Pacífico Indo. Este camarão se diferencia pelas listras escuras na cauda.
  • O camarão-indiano ou camarão-branco (em inglês: indian prawn ou white prawn ou banana prawn), pertence à espécie Fenneropenaeus indicus, encontrada no Indo-Pacífico. Esta é uma das espécies mais comercializadas do mundo.
  • O camarão-de-sete-barbas ou camarão-sete-barbas (em inglês: Atlantic seabob) pertence à espécie Xiphopenaeus kroyeri, encontrada no Oceano Atlântico Ocidental.
  • O camarão-rosa (em inglês: pink shrimp) pertence às espécies Farfantepenaeus brasiliensis ou paulensis, encontradas no Atlântico Ocidental.
  • O gamba-rosa (em inglês: pink prawn ou knife prawn) pertence à espécie Haliporoides triarthrus, encontrada no litoral de Moçambique.

> Cobra venenosa é encontrada dentro de carro em Jaraguá do Sul; veja o vídeo

Camarão de água doce

Camarões de água-doce (em inglês: freshwater prawns) são espécies de camarões que pertencem ao gênero Macrobrachium, família Palaemonidae. Seu aspecto é bastante similar ao da lagosta, em termos de gosto e textura.

Este gênero de camarão é normalmente encontrado em rios, situados em localidades de clima tropicais e subtropicais de todos os continentes. Entre os principais exemplares, temos:

  • O camarão-pitu (Macrobrachium carcinus).
  • O camarão-verdadeiro (Macrobrachium acanthurus).
  • O camarão-da-amazônia ou camarão-canela.
  •  camarão-da-malásia (Macrobrachium rosenbergii).

Continua depois da publicidade

> Peixe-leão: predador muito perigoso pode ser encontrado no mar do Brasil

Como acertar ao comprar camarão?

Quem deseja acertar ao comprar camarão deve ter uma questão em vista: mesmo o animal aparentemente fresco, exposto na peixaria, já foi congelado.

Isso porque o camarão é altamente perecível e após a pesca ele é imediatamente congelado. Logo, não é nada interessante pagar mais caro por essa proteína supostamente fresca, sendo que congelado você garante que o alimento estará nas condições ideais para consumo.

Além disso, vale ficar atento a aspectos como:

Aparência

Caso você tenha acesso apenas a camarões descongelados, o ideal é que cabeça e cauda estejam presas ao corpo (se estiverem soltas, é sinal que o camarão está velho). A casca deve ter seu brilho conservado e apresentar firmeza ao toque, além de não apresentar manchas, que indicam oxidação.

Peso

O camarão é vendido por peso e isso faz diferença caso esteja limpo ou com casca. Se a receita que você deseja preparar exige 1kg de proteína, considere que 30% do peso será descartado. Isto é, 1 kg de camarão com casca rende 700 g de camarão limpo.

Continua depois da publicidade

Com casca

A casca nem sempre é vilã, pois pode ser utilizada em diversos preparos, como no caldo do bobó do camarão, de peixadas e para dar um charme ao ser servido frito. Por isso, verifique.

Limpo e pré-cozido

O camarão pré-cozido dificilmente conserva seu sabor original. Por isso, não costuma ser utilizado como elemento principal nas receitas, marcando presença em molhos e caldos. No preparo, deve ser adicionado somente ao final.

Receita camarão a provençal

O camarão a provençal é um verdadeiro clássico da culinária, sendo servido em restaurantes de todo o mundo. Para quem deseja provar essa iguaria sem gastar muito, vale apostar no preparo feito em casa. A receita leva apenas gorduras como manteiga e azeite, além de temperos e condimentos diversos.

Ingredientes

  • 400 gramas de camarão grande limpo e descascado
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Meia xícara de chá de manteiga
  • Um quarto de uma xícara de chá de azeite
  • 4 dentes de alho picado
  • 3 colheres de sopa de ervas de Provence: tomilho, alecrim e manjericão
  • 3 colheres de sopa de salsinha-crespa picada
  • 3 colheres de sopa de ciboulette picada

Continua depois da publicidade

Modo de Preparo

  1. Coloque o camarão limpo e descascado sobre uma superfície.
  2. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.
  3. Em uma frigideira, coloque meia xícara de manteiga, um quarto de uma xícara de azeite e espere derreter bem.
  4. Disponha os camarões na frigideira, um a um, e refogue.
  5. Acrescente o alho picado, as ervas de Provence, e mexa a frigideira.
  6. Adicione a salsinha-crespa picada e mexa mais um pouco.
  7. Coloque a ciboulette picada e mexa a frigideira novamente.

Conheça os animais bizarros já vistos em SC

Você também pode querer ler

Tubarão-cobra já foi visto em SC? Conheça espécie considerada fóssil vivo

Relembre peixe-lua gigante visto três vezes em SC

Macacos “furtam” pão em casa de São Francisco do Sul e repartem alimento; veja vídeo