A despoluição do Rio Araújo será pauta da Câmara Municipal de São José nesta quinta-feira (7). Uma reunião pública será realizada a partir das 19h para discutir a limpeza do rio que determina parte da divisa entre Florianópolis e São José. A principal área de reclamação de mau cheiro, por parte da população, é no limite das duas cidades, entre os bairros Jardim Atlântico e Barreiros.

Continua depois da publicidade

A pauta da reunião desta noite sobre o Rio Araújo tem relação com o Programa S.O.S Rio Araújo, do Projeto de Lei nº 5.755 aprovado em 25 de junho deste ano, criado pelo vereador Edilson Vieira.

— Levamos um ano e meio para aprovação, mas hoje é realidade. Estamos propondo esta reunião pública, em que vai participar a prefeitura de São José, Ministério Público, Fundação da Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Secretaria de Infraestrutura, entre outros órgãos. Precisamos somar esforços para darmos início ao cronograma de datas para iniciar a despoluição.

Os destaques para o PL, além da despoluição que compete aos órgãos públicos, estão nas conscientizações da população para a manutenção da limpeza após a despoluição e revitalização do Rio Araújo, com campanhas educativas e materiais informativos. De acordo com o vereador responsável pela criação do S.O.S Rio Araújo, em dois anos é possível deixá-lo limpo.

— Esse projeto vem para fazer com que todos os órgãos competentes exerçam realmente a sua função. O Rio, hoje, é praticamente “morto”. Em conversa com secretária do Meio Ambiente, a gente fez um estudo e, levando este projeto a frente, dentro de dois anos a gente consegue despoluir o Rio — comenta Edilson Vieira.

Continua depois da publicidade