Dia de curiosidade no legislativo, a Câmara de Vereadores de Joinville abriu nesta quarta-feira uma audiência pública para discutir uma verdadeira paleta de cores transformada em projetos de lei.

Continua depois da publicidade

Propostos pelos vereadores Jaime Evaristo (PSC), Maycon Cesar (PPS), Pastora Leia (PSD) e Zilnety Nunes (PSD), os projetos instituem meses temáticos para ações sociais no calendário oficial do município.

Leia as últimas notícias sobre Joinville e região no AN.com.br

Da Pastora Leia vem a instituição oficial do Outubro Rosa, dedicado às ações preventivas de integridade da saúde da mulher. Maycon Cesar propõe o Agosto Dourado, mês da reflexão e incentivo ao aleitamento materno. Jaime Evaristo quer oficializar o Maio Amarelo, um mês inteiro dedicado à prevenção e reeducação para o trânsito, enquanto Zilnety coloca em pauta o Março Verde, mês de cuidado e atenção redobrada com iniciativas para o meio ambiente.

– Fizemos a primeira e mais importante etapa, que era a audiência pública com os segmentos e as comunidades. Discutimos todos os detalhes de cada um dos projetos de lei e finalizamos todos. Na próxima etapa, votaremos os mesmos na próxima reunião da Comissão de Legislação de Justiça, na segunda-feira – explicou o vereador Jaime Evaristo, que presidiu a audiência.

Continua depois da publicidade

Evaristo adiantou que por se tratar de movimentos já consagrados na sociedade joinvilense, a estimativa é de que todos eles sejam aprovados sem problemas na comissão. A etapa seguinte leva os projetos à plenário, quando devem ser transformados oficialmente em leis municipais e adicionados ao calendário municipal.